Somos Livres
Ermelinda Duarte
Ontem apenas
fomos a voz sufocada
dum povo a dizer não quero;
fomos os bobos-do-rei
mastigando desespero.
Ontem apenas
fomos o povo a chorar
na sarjeta dos que, à força,
ultrajaram e venderam
esta terra, hoje nossa.
Uma gaivota voava, voava,
asas de vento,
coração de mar.
Como ela, somos livres,
somos livres de voar.
Uma papoila crescia, crescia,
grito vermelho
num campo qualquer.
Como ela somos livres,
somos livres de crescer.
Uma criança dizia, dizia
"quando for grande
não vou combater".
Como ela, somos livres,
somos livres de dizer.
Somos um povo que cerra fileiras,
parte à conquista
do pão e da paz.
Somos livres, somos livres,
não voltaremos atrás.
Quando era pequenino, cantaram-me muito esta canção ao adormecer, nunca esqueci o que significava. Espero que todos nós, nunca esqueçamos a importância das suas palavras e que elas estejam sempre nos nossos pensamentos, para que possamos transmiti-las aos nossos filhos e ensiná-los que 25 de Abril de 1974 foi o dia mais lindo que houve na história do nosso país.
8 comentários:
25 de Abril Sempre!
25 de Abril, SEMPRE!
É bom que as pessoas nunca se esqueçam da mensagem do 25 de Abril!
Aquela votação no Salazar, ainda me está atravessada, qual espinha, na garganta!
Miss alcor: não levei muito seriamente aquele concurso televisivo, acho que um grupo de pessoas ignorantes quiseram chatear a malta e voltar todos nele.
O que me preocupa é o afastamento das pessoas dos valores de Abril, e não é só a juventude mas sim de quem já se esqueceu do que passaram naqueles tempos.
e verdade esta musica tb me traz recordaçoes..mas mais engraçadas e q quando o zezito cantava ao pequeno dragao..ele chorava ..chorava ...ainda estou por perceber pq.....se calhar nao gosta de gaivotas ..tal como tu!!!hehheheheheh 25 ABRIL PARA SEMPRE!!!!!
Pois, eu sei que o concurso é o mal do menos... mas que foi estranho, lá isso foi! Acho que as pessoas esquecem muito rápido e não devia ser assim!
Continuo a achar que mais importante que tudo o resto, a verdade é que a Liberdade implica também responsabilidade, pois os nossos direitos acabam, quando começam os dos outros... e há muita gente que não se lembra disto! ;)
Miss alcor : nisso tens toda a razão, e cada vez a liberdade está a ser ameaçada por novas formas de controlo das pessoas.
Pipinha : a música que ele tinha medo não era a outra do Azeite Galo ? oh rama que linda rama...
tambem era...mas chorava mais com a das gaivotas heheheh tanto q acabava por adormecer heheh aiiii velhos tempos q saudades lol amanha e um dia importante pa ele.......
Enviar um comentário