25 de junho de 2008

Schöne Deutschland

A Alemanha está na final do Euro. Merecido ou não, para mim, é a equipa mais "equipa" deste Euro, conjuntamente com a Espanha ( poderá ser uma final menos espectacular mas muito mais agradável tacticamente, se a Rússia não pregar uma partida). Aquele colectivo funciona sempre, é como o algodão, mesmo quando pensamos que a outra equipa está a dominar.Eles dão a bola ao adversário e quando se começa a pensar que eles podem sofrer um golo, puro engano, aceleram o seu jogo e resulta ou numa oportunidade flagrante de golo ou mesmo um golo. Até a sorte que os está a acompanhar é de campeões.

Nunca nutri muita simpatia pela Alemanha como país, mas confesso que queria que eles fossem à final, embora, politicamente, seria engraçado ver como é que a Europa reagia se um país onde ainda hoje se discute se poderá entrar ou não para a União Europeia fosse campeão europeu. Era o futebol a vencer, como sempre, os preconceitos da politica.

Mas a Alemanha mereceu pelo futebol eficiente que apresenta ( ali não pensam que são os melhores do mundo, mas jogam como se fossem, sem trivelas, fintas de corpo e passes de calcanhar), por Ballack que tem feito um Euro bárbaro tacticamente, por Schweinsteiger que não diz que é o melhor do mundo, por Podolski que é um regalo vê-lo jogar, porque tem Klose um verdadeiro matador, porque tem um treinador que percebe de fut
ebol e, ao que segundo sei, não precisa motivar jogadores com bilhetinhos debaixo das portas, nem com as cançonetas de um cantor pimba qualquer alemão, porque tem um guarda-redes que até sofre golos de olhos abertos ( não resisti... )mas acima de tudo, porque é, por aquilo que tenho visto, a selecção com as adeptas mais bonitas do Euro.



Schöne Deutschland

2 comentários:

Loot disse...

"por Schweinsteiger que não diz que é o melhor do mundo"

Excelente, é por aí.

E em relação aos bilhetes e aos cantores pimba, não é preciso comentar certo?

A Alemanha merece estar na final, mas confesso até pelo que dizes que gostava de ver a Turquia vencer.

Abraço

Anónimo disse...

Acabou de sequalificar a Espanha para a final e... nem há comparação entre os futebóis das duas equipas. A Alemanha pode ser muito eficaz, mas não empolga. Esta Espanha, pelo contrário, dá gosto ver. Se o Casillas não fizer uma ricardice - em turco diz-se rustuzice - acredito que a Espanha pode conseguir a vitória no Euro. Seria, consequentemente, a vitória do futebol bonito, jogado para entreter.

Abraço