12 de janeiro de 2010

Man on Wire

Ando a ficar um imenso apaixonado por documentários. Penso que eles conseguem transmitir uma força imensa aos espectadores, um conhecimento da vida muito mais do que os filmes, adoro o processo de aprendizagem que está quase sempre envolvido neles.

Neste fim de semana, e depois de ter acordado ficando encantado com a neve que caía na cidade, vi " Man on Wire", um excelente documentário, sobre a história da aventura do funâmbulo Phillippe Petite que cometeu o maior, e mais maravilhoso, crime artístico que há memória na história: em 7 de Agosto de 1974 atravessou as Torres Gémeas do World Trace Center em cima de um arame.

Foi com 16 anos, que depois de ver uma noticia no jornal sobre a construção das Torres Gémeas que nasceu o seu grande sonho. Viveu para ele durante 6 anos, aprendeu de fio a pavio todos os segredos das Torres, estudou, programou, convenceu algumas pessoas para que alinhassem no seu sonho, sonhou, não parou de sonhar e…conseguiu. Atravessou 8 vezes, durante 45 minutos, esteve no topo do mundo, sem medo, sentido-se o rei do mundo.


O documentário acompanha tudo, desde o momento do nascimento do sonho, até à concretização do mesmo, Petite consegue-nos transmitir o seu entusiasmo, ele transporta-nos para dentro do seu sonho e leva-nos encantados ao seu mundo maravilhoso.

É de um sonho que aqui se fala, e da concretização do mesmo, da sua força, do seu querer, do derrubar as barreiras do impossível em busca de algo. É da vida que se fala daqui, e de como se deverá viver. Verdadeiramente inspirador.


2 comentários:

Ninguém disse...

Ainda existes? Feliz Ano Novo :)

Menphis disse...

LOL..Acho que se pode dizer que existo :)

( eu tenho passado pelo teu cantinho, mas em modo silencioso :) )