22 de agosto de 2009

Woodstock: 40 anos ( e uma semana) depois

Pensado, originalmente, como um Festival de Arte e Música para apenas 180 mil pessoas, o Woodstock, que se realizou entre 15 a 18 de Agosto de 1969, ultrapassou todas as expectativas da organização, cerca de 500 mil pessoas assistiram ao Festival criando imensos problemas, e prejuízo, à organização, desde logo os engarrafamentos criados pelos imensos carros, os quais impediam que as bandas chegassem a tempo das actuações, para isso a solução foi mesmo requisitar helicópteros para transportar os músicos e seus roadies.

O Woodstock foi muito mais do que um simples Festival de música, e muito mais do que droga, lama e libertinagem conforme o sempre quiserem reduzir mentes mais conservadoras, como prova disso, é mesmo o facto de ter existido apenas duas mortes ( um atropelamento e uma morte por congestão) e não ter existido quaisquer sinais de violência ( contrariamente ao que aconteceu em 1999).

Numa época onde a repressão e a falta de liberdade se fazia sentir mais do que nunca, o Festival Woodstock funcionou como um grito de alerta capaz de rasgar preconceitos, silêncios e medos, fazendo com que o mundo abrisse os olhos para o que se estava a passar, principalmente num pequeno país na Ásia com o nome de Vietname. Foi ali que começou a despontar verdadeira “liberdade” da qual tanta gente lutava.

Mas, no fundo disto tudo, existe sempre a arte servindo como uma comunhão de todos os presentes, ali a música era o que mais interessava, artistas como Joe Cocker ( numa actuação brilhante), The Who , Neil Young, Still & Crosby, Ravi Shankar, Joan Baez ( que actuou grávida de 6 meses), Santana, Grateful Dead ( tocaram durante a chuva, com os elementos da banda a levarem choques eléctricos ),Country Joe McDonald
, Jefferson Airplane, etc.

Mas,quando se fala em Woodstock existem sempre dois nomes que nos vem à memória, nomes incontornáveís do rock e os quais ficariam imortais.

Primeiro a mulher,



autêntica felina do rock, Janis Joplin deixou saudades pela sua música e voz inesquecível. Reza a lenda, que se apresentou no Woodstock bastante nervosa devido ao imenso público que a esperava, mas, quando se soltou, deu um concerto à sua maneira, ou seja, fabuloso.

depois, o Senhor, mais precisamente aquele que fechou o Festival




Jimmi Hendrix dispensa apresentações, Deus da guitarra eléctrica, era para ter actuado no Domingo à noite, mas com a interrupção do festival devido à chuva, apenas actou, com cerca de 25 a 30 mil pessoas a assistir, no inicio da manhã de Segunda-feira. Bem vistas as coisas, o que há de melhor do que ouvir Jimmy Hendrix logo ao nascer do sol ?


PS: este post era para ser publicado sábado, dia 15, justamente o dia do aniversário da realização do Festival mas problemas com a net impediram-me de cumprir este desejo. Quem se mete com incompetentes como é a PT e a Clix está sempre sujeito a isto. Mas isso agora passou, muda-se de operador e assunto resolvido. Adeus Clix, olá netcabo. Quanto ao post nunca poderia ser eliminado, a referência ao Festival tinha de ser, obrigatoriamente, feita.


Sem comentários: