25 de agosto de 2009

American Splendor


"American Splendor" é um maravilhoso biopic de Harvey Pekar, um solitário e neurótico arquivista cuja vida é um enorme bocejo e cujas metas a curto prazo andavam à volta da compra de LP's de música de jazz ou revistas de BD que colecciona obcecadamente. Mais ou menos igual o que se passa comigo e com os cd's do Tom Waits.

Até que um dia, quase sufocado por tantas frustrações decide criar uma BD underground inspirada na sua vida com personagens e factos reais. Curiosamente, como não sabe desenhar pede a vários desenhadores que o retratem o que dá origem a várias imagens de si próprio.

Apesar de se manter no seu emprego, consegue ter um enorme sucesso dentro do público sendo dos maiores argumentistas americanos de BD, embora a sua vida continue a ter as mesmas frustrações de sempre, incluindo um enorme drama que enfrenta com uma força que lhe era desconhecida.

O filme ultrapassa todas as regras convencionais dos biopics, seja porque o próprio Pekar entra no filme, comentando-o, de forma ácida e irónica como só ele sabe, ou porque tem o seu quê de documentário, com entrevistas aos amigos que ele caricaturava nas bd's, o que dá um registo diferente, mas muito curioso e eficaz, nunca antes visto, ou melhor tentado, no cinema.

Paul Giamatti, como sempre, com uma interpretação fabulosa, tem aqui o papel que, justamente, catapultou-o para a fama de Hollywood, assim como Hope Davis que interpreta uma fã especial, tem uma participação muito boa.

Desenganem-se quem pensa que é um filme virado apenas para os admiradores de BD, até porque conseguimos nos ver ao espelho nalgumas coisas, assim como pensam que vão encontrar uma comédia ligeira, muito antes pelo contrário.

Aqui fica o trailer


2 comentários:

Madrigal disse...

não conhecia este filme, mas pelo que dizes e pelo trailer parece interessante q.b. Por isso vou acrescentar à lista dos que quero ver.

Menphis disse...

Vais gostar, é uma muito boa mistura entre comédia com um pouco de drama.