9 de agosto de 2009

Paredes de Coura - 3º acto

Com a miss Cat Power e o seu "The Greatest" como companhia, lá fomos para o 3º dia onde começamos a pensar numa banda que cabia bem na próxima edição do Festival, entre muitas outras, ficamos a pensar que esta cabia nem que uma luva e lá enfrentamos as curvas e contra-curvas imaginando como seria lindo ouvir ao vivo esta canção ( vejam também em acústico, como é maravilhosa ). Também foi o dia em que inscrevi uma coisa na minha memória para sempre: os corsários não servem para tudo. Para o Festival de Paredes de Coura, uns jeans são bem precisos, muito frio eu passei neste dia, e, ainda por cima, o dia mais calmo, valeu-me os The Hives para aquecer.

Foi o dia mais cedo que chegamos ao Festival, tudo por causa deste senhor

Manel Cruz no seu projecto Foge, Foge, Bandido. Não havia melhor hora para ver/ouvir Manel Cruz e seus compinchas do que o pôr-de-sol e, melhor ainda, deitado em plena relva. Manel Cruz, neste projecto, já não é o animal de palco que era nos saudosos Ornatos Violeta ou nos Pluto, agora é o mestre de cerimónias atrás de uma parafernália de instrumentos que nos vai embalando com as suas palavras sempre certeiras, com um humor ácido e inquietante, falando sobre o amor e o desamor, politica, a vida em geral.

Sempre com a sua simplicidade impressionante, seguido por uma legião de fãs imensa com lição bem estudada ( deve ter sido o concerto que se realizou àquelas horas com mais gente), Manel Cruz, apesar da ausência da sua Borboleta, deixou o seu perfume melódico inebriar o público de Paredes de Coura. Espero o seu regresso, e em grande, nas Noites Ritual.

The Right Ones A bifana estava boa. Quentinha e dentro de um pão bem grande. Com mostarda lá dentro, que eu próprio coloquei mas muitas pessoas tinham lá posto as mãos, mas não lavei depois as mãos por causa da Gripe A. Uma cerveja ( a 2 €???) a acompanhar, pois claro,que me foi dada por uma menina simpática, mas que não lavei as mãos depois por causa da Gripe A. Foi um jantar bem saboroso...ah..a música, no meio de tanta coisa a música ficou pelo caminho. Quero dizer, o concerto foi dos mais fraquitos, ou isso, ou talvez fosse a bifana que estava boa demais,mas os The Right Ones pouco puxou pelo público.

Já os Howling Bells



deram um bom concerto, nada de muito transcendente, mas tiveram uma reacção bem calorosa do público ao que correspondiam com simpatia e boa música, principalmente, a vocalista Juanita que tinha uma figura que fazia lembrar, nem de propósito uma Cat Power mas mais menina, ou seja, era uma menina muito gira , fartou-se de sorrir e nós para ela, porque quando uma menina sorri não podemos deixar de sorrir para ela. Bem, gulosices à parte, é uma banda a ter debaixo de olho.

Jarvis Cocker



Um concerto extraordinário deste inglês, qual crooner sedutor dos novos tempos ( teve até direito a uma prenda de uma fã: umas cuecas de lingerie, as quais agradeceu embora não as servisse), com pose cool e descontraída, bastante comunicativo com o público, dizendo até várias palavras em português e "adivinhando" o nome dos fãs da 1ª fila antes de arrancar para a fabulosa canção " Angela", com uma banda de suporte muito profissional e de excelentes músicos, o ex-líder dos Pulp demosntrou que mesmo a solo continua a demonstrar um talento invejável. Dos melhores concertos do Festival. Depois, o 2º melhor concerto do Paredes de Coura


The Hives Quem melhor para fechar o Festival do que eles ? Prometeram não falar espanhol, e em troca falaram em sueco ( nem quero pensar no que ele terá dito…) e deram uma verdadeira lição de como se dá um concerto vibrante. Eu, que nestas coisas do rock´n´roll sou um exagerado, digo que se eles viessem cá, não os poderia perder novamente. Foram momentos de pura diversão, saltos, alegria, sorrisos e muita comunhão entre o público e a banda, como provaram os momentos da última música onde o público não deixava a banda sair e os The Hives emocionados se abraçavam. Momentos inesquecíveís para quem lá esteve. deram um concerto diferente daquele que vi no ano passado, nota-se uma maior amadurecimento da banda, para melhor. Pena a agressividade dos seguranças que mais pareciam estar a segurar, e a mandar de forma muito rude para o chão, um saco de batatas do que rapazes e raparigas jovens que apenas queriam curtir o momento.

Para o ano há mais !!!


PS: Mais uma vez, carregando nas fotos podem vê-las em grande. Falando em fotos, há mais e algumas bem fixes, outras nem tanto, nos próximos tempos vou colocando aqui, quando me lembrar, algumas. No entanto, se alguém quiser de algum grupo em especial, apitem que eu posso fornecer.

Sem comentários: