28 de abril de 2009

Como um atleta antes dum salto, estou naquela fase em que estou a recuar nesta situação. Inclinar o corpo para trás, olhando, de longe, as perspectivas que possa encontrar pela frente, tentando perceber o que me espera no futuro, é essencial neste momento para mim. Estou confuso, mas acima de tudo, a minha confusão luta contra o tempo que não quer parar e não me deixa reflectir, nem desvanecer as minhas dúvidas.

Tento parar a velocidade dos meus pensamentos, das minhas dúvidas que nascem todos os dias e me sacodem a alma, tento projectar o que iria sofrer, é, provavelmente o termo ideal, durante alguns anos, do enorme sacrifício que iria fazer, tendo formulado várias vezes as mesmas perguntas “ Porquê? Para quê? ‘”. Em troca de quê, eu me iria sacrificar, durante muito tempo, num curso o qual nunca sonhei, para me valorizar profissionalmente quando existem outras formas de o fazer. E quando falo em “valorizar profissionalmente”, quando olho para o meu trabalho penso se existirá necessidade de tanto sacrifício, visto que valorizado já estou eu, quando até me posso valorizar doutra maneira.

Tive a minha primeira explicação para o exame, concluí que talvez me tenha colocado, em cima de mim e inconscientemente, muita pressão a mim próprio. Agi apressadamente, à espera do que iria dar, e agora, quando a poeira começa a assentar vejo que agi mal.

Basicamente, a questão é esta: fui, sou, e provavelmente serei, um homem de letras, estou sem bases nenhumas para o exame e 25 dias, ainda por cima, com, os sempre pressionantes e trabalhosos, fechos do mês, com formações marcadas que me vai levar a conhecer novos métodos de trabalho, e outras coisas mais pelo meio

A questão não é desistir, é tentar mesmo dar um passo atrás para poder dar dois à frente com maior segurança, tentar construir a vida, ou neste caso a minha carreira, passo a passo. Não dar um passo maior do que à perna. Irei sim, fazer aquilo que estava planeado, mas agora doutra forma, tentar acabar rapidamente os estudos que estão a meio, depois, em vez de me sacrificar 3, ou mais anos, num curso onde pouco de novo me trazia, a não ser uma pressão ainda maior e uma multiplicação de pensamentos que poderia até me prejudicar, em vez de ajudar, no trabalho, poderei fazer um outro curso, com o qual posso enriquecer o meu currículo.

No fundo, penso que para fazer aquilo que eu estava a programar fazer, era necessário ter menos 2/3 anos e ter as mesmas responsabilidades de à uns 4/5 anos atrás, que eram diminutas comparadas ás da agora. Neste momento, o que me apetecia mesmo é dormir sossegadamente com a sensação que estou a fazer o que é o mais correcto para mim e sem ter quaisquer dúvidas.

9 comentários:

catarina disse...

dorme descansado, meu amigo.
quem assim pensa, e acima de tudo quem tem a humildade para assumir que está a dar um passo maior que as pernas, só pode mesmo dormir descansado. porque mereces. os desafios são fascinantes, mas também o são os sonhos cumpridos. encontrar o equilíbrio entre esses dois pontos é que é dramático, mas ei: se fosse fácil não tinha piada nenhuma:)
és Grande. dorme bem*

PS: mas se de todo em todo estiveres malzinho da cabeça, eu posso ficar com o teu bilhete para a PJ... diz que sons altos perturbam os processos de decisão... diz, diz...:D

catarina disse...

diacho!
a cena ali em cima ficou com o meu endereço errado... mas tu sabes quem eu sou:P
não te enganes a dar os bilhetes a outra catarina qualquer, hã?:) sou eu, a chata de metro e meio;)

Menphis disse...

Catarina, até estou atrapalhado, não mereço tantos elogios, um ou dois vá lá, faço por merecer...LOL mas agora tantos :)e dessa maneira LOL
Vou agora, com calma, tentar preparar um futuro ainda melhor, com muitos desafios para serem vencidos, mas sempre passo a passo e com os pés assentes no chão, para cabeça no ar basta-me a mim próprio.

mas está descansada, apenas ando um pouco cansado, até sábado recupero, é que nesse dia a minha princesinha faz anos e quer o primo Kaká em forma para a festinha dela :)embora eu tenha de sair no meio para ir ver a PJ :) a princesinha já deliberou que posso ir :) ela manda LOL.

Beijinhos

ANA disse...

Ricardo,tudo o que decidires tens todo o meu apoio.
Beijocas mámi

Menphis disse...

Eu sei que posso sentir sempre o teu apoio, sempre o tive, desde à 27, quase 28, anos atrás. Muitos Beijinhos

chata-de-metro-e-meio disse...

quase 28?
xiiii.... cá belho...:)
olhó's trinta a espreitar ali na esquina...:)

susana disse...

"(...) A questão não é desistir, é tentar mesmo dar um passo atrás para poder dar dois à frente(...)" Isto é coragem e não é para todos. Boa sorte ;)

Menphis disse...

xiiii..nem me lembres..LOL..é verdade, estou quase nos 30, o pior é que noutro dia deram-me mais de 30 LOL...por isso já tenho aparência de trintão,o que, não sei, mas parece-me que é bom ;)

Menphis disse...

Susana, vamos lá ver como vai ser no futuro. Obrigado ;)