15 de dezembro de 2007

Predadores - plural de predador do Lat. praedatore
adj. e s. m., Zool.,
animal ou designativo de animal que ataca outros, destruindo-os. ( in Dicionário On-line Português )




Acabei de ler o livro " Predadores", e aconselho-o vivamente a que o leiam para perceberem alguns meandros políticos da sociedade actual, mais concretamente da sociedade angolana, mas que bem podia ser da sociedade mundial, assim como ver até onde vai a crueldade, a injustiça e a safadeza do, chamado, " novo-riquismo", no caso particular de um politico, mas facilmente reconhecível também nas outras pessoas em geral.

Acompanhamos a história de um homem, José Caposo, mais tarde irá mudar o seu nome para Vladomiro Caposo para soar mais " revolucionário " aos olhos dos guerrilheiros comunistas que conseguíram o poder, que na altura da revolução em Angola, decide mudar de vida transformando-se, à medida que os anos vão passando, num "predador" caçando, usando, ferindo e até matando quando foi preciso as suas "presas" sempre em proveito próprio, enriquecendo e tornando-se numa das pessoas mais influentes de Angola durante os últimos 30 anos.

A corrupção, as amizades obscuras, as influencias de poder numa Angola cheia de riquezas naturais, a submissão da comunicação social aos políticos poderosos, a miséria daquele país africano contrastando com a riqueza dos seus governantes é aqui retratada de uma forma pura, dura, realista mas fascinante.

A primeira sensação que fiquei quando comecei a ler este livro é que a maneira de escrever de Pepetela me fez recordar um autor que eu adoro, basta dizer que foram os seus livros que me reavivaram o gosto pela leitura, Jorge Amado.
Provavelmente foi uma das maiores influências de Pepetela para a escrita deste livro, tal é a forma como são parecidos, reconheci a sua devoção pela sua terra de origem, a doçura das palavras quando fala em amor e até a crueldade dos poderosos são equivalentes, mas isso não é nenhuma critica, antes pelo contrário, fiquei a gostar muito da escrita de Pepetela e estarei atento às suas obras. Para ler, urgentemente, para vermos e percebermos melhor o mundo daqueles que nos governam.

Sem comentários: