3 de dezembro de 2007

Como definir o filme " Control " ?

Pela história da vida de Ian Curtis, pela sua doença ( que, por acaso, tive quando era pequeno ), pelas suas palavras depressivas, mas tocantes, pela sua música vibrante e intemporal, por tudo aquilo que o filme nos dá a conhecer, poucos serão os adjectivos para o tentar definir correctamente.

Vibrante, soberbo, extraordinário, incrível, são alguns adjectivos que a imprensa inglesa "colou" ao filme, eu diria, magnifico, belo, intenso ou apenas inesquecível.

Antes de o ver, estava indeciso entre o policial " Zodiac" e o maravilhoso conto de fadas " O Labirinto de Fauno" para filme do ano de 2007, mas acho que " Control" é, definitivamente, "o" filme de 2007.

Incompreensivelmente, distribuído em poucas salas do país, andou pelos cinemas quase em segredo, por isso necessitamos de recorrer a alguns meios não muito legais para o ver, mas, estou certo, que quando sair para DVD eu estarei na primeira fila para o comprar e rever vezes sem conta.

Inspirado na biografia de Ian Curtis, de nome " Carícias Distantes" escrita pela sua mulher ( escusado será dizer que já a comprei, assim como a antologia poética dele, num pack feliz onde por um bom preço levámos os dois livros para casa ), o filme conta a história da vida de um Mito, desconstruindo essa mesma imagem, mostrando-nos o seu lado humano, as suas mentiras, a sua infidelidade, a forma, cobarde diria eu, como "fugiu" à luta contra a sua doença, ao seu medo do sucesso, enfim, ao lado imperfeito que todo o ser humano possuí, mas que ficamos fascinados conhecer. Quem quiser ver o trailer carregue na imagem, e tentem não deixar que este filme vos passe ao lado.

6 comentários:

Loot disse...

Se é "o" filme de 2007 não faço ideia, mas que é muito bom lá isso é.
Também gostei muito.

Mojo Pin disse...

Acho que vamos ao cineminha na quarta, irá ser de certeza a nossa escolha:) Obrigada*

Mojo Pin disse...

Acabo de ler o comentário do Sr. Carriço;) e pelos vistos diz que o Control não será prioridade. Vamos ver;)*

Menphis disse...

Provavelmente não o verás facilmente nas salas de cinema. Parece que já desapareceu do mapa. Portugal no seu melhor...

Maria del Sol disse...

Correndo o risco de ser repetitiva, este é, na minha modesta opinião, um dos melhores filmes de 2007. As interpretações são magníficas, a escolha da estética a preto e branco muito acertada e a banda sonora onumental, como seria de esperar num filme que envolve os Joy Division :)

Obrigada pela visita ao meu blog, o teu já está entre os meus links ;)

Beijinhos

Maria del Sol disse...

leia-se: monumental