8 de agosto de 2012

Ignorância olímpica

Todos os 4 anos tudo se repete. Depois da ressaca do patriotismo bacoco à volta da selecção de futebol, e cujos resultados acabam sempre em enormes e orgulhosas vitórias morais, eis que os portugueses se vingam das frustrações do seu dia-a-dia nos atletas olímpicos. Exigem-se medalhas. Exigem-se que eles se superem. Que orgulhem uma nação.  Exigem-se tudo e mais alguma coisa.

Não se lembram que para isso acontecer é necessário anos de trabalho intenso e de apoios, sejam financeiros ou profissionais, e mesmo assim podem acontecer vários imponderáveis que não se podem planear ( uma lesão, uma falta de concentração, uma eliminatória com adversários mais fortes, etc).

Esquecem-se que esses mesmos atletas estão mergulhados num amadorismo que não os possibilita de serem atletas de elite e que durante os 4 anos que medeiam cada presença olímpica existe um desprezo de todos que criticam, mesmo que consigam conquistas importantes ( é só relembrar os últimos êxitos à pouco mais de um mês da Patricia Mamona e da Dulce Félix nos Europeus).

Portugal não tem uma cultura desportiva, e tudo começa nas aulas de educação física nas escolas, o que existe nem é uma cultura futebolistica porque não se gosta de futebol em Portugal, o que existe é uma cultura clubistica capaz de gerar ódios e preconceitos vários que extravasam o desporto e passam para o seu lado menos nobre. Infelizmente, não são precisos 4 anos para provar que a ignorância dos portugueses é bem capaz de conquistar medalhas de ouro. 



Sem comentários: