28 de fevereiro de 2011

Da beleza do preto-e-branco

fotografia: Miguel Manso
Sou um curioso por fotografia. Não sei se posso dizer que sou "apaixonado" por fotografia. Tenho poucos livros desse tema em casa ( com o preço que eles têm...), ainda sou um principiante  no conhecimento da história da fotografia e dos seus nomes mais importantes, vou a poucas exposições,  pratico pouco, na adolescência até tirei um curso básico ( que saudades de revelar fotografias...), mas não sou um expert, longe disso,  gosto de apreciar fotografias, principalmente nos jornais e revistas.  Digamos que, dentro do género, sempre fui um grande apreciador de fotojornalismo. E dentro do estilo, prefiro ver fotografias a preto-e-branco.

Neste domingo, a propósito dos Óscars a Pública, suplemento de Domingo do jornal Público, brindou-nos, como já tem vindo a ser habitual naquela revista, como uma reportagem espectacular, daquelas que lemos e relemos com prazer, conseguindo nos fazer perder nas belas fotografias que ilustram a mesma.

Com texto de Vasco Câmara e fotografias de Miguel Manso, que através do seu IPhone nos revela uma América a preto-e-branco como nós a imaginámos quando a vemos na tela. Com o deserto como pano de fundo, e  singelas homenagens a alguns realizadores, vemos aquelas paisagens solitárias  e imponentes, maiores do que a vida e do que os sonhos nos possam demonstrar, em que a solidão não é uma coisa triste, mas sim nada mais do que uma grata solução para quem gosta de viver com a natureza, tão bruta como maravilhosa, ao seu redor.
 

2 comentários:

Carriço disse...

Muito boa galeria... quando me sair o euromilhões faço uma longa jornada fotográfica, por esse mundo fora. Nessa altura aviso-te a tempo de fazeres a mala. :)

Abraço

Menphis disse...

era boa ideia...ando com uma fantasia na cabeça de ir a Italia de comboio :) er aua sugestão para começar.:)