23 de julho de 2007

Nestas férias não posso dizer que " devorei " livros, ou que pus a leitura em dia, apesar de ainda ter lido alguns.
Mas a verdadeira razão foi ter ido com mais gente e aí o convívio é maior e tem-se mais para fazer, embora na praia/piscina e antes de dormir aproveitasse para ler um bocadinho.

Os livros escolhidos foram estes :

" A arte de viajar" de Alain de Botton - É um ensaio filosófico relacionado sobre viagens, falando dos prazeres, e das desilusões, de viajar, juntando cidades e a vida de alguns pensadores relacionado com essas mesmas cidades. Muito interessante, cheio de humor, surpreendente e leve, dá-nos uma perspectiva interessante das nossas viagens, onde nos reconhecemos nalguns momentos.

" O Mundo do fim do Mundo" de Luís Sepúlveda - Li-o numa penada, durante hora e meia, ficando encantado com a sua escrita simples, mas mágica. Com a natureza, e a sua protecção, como pano de fundo, e " Moby Dick" e a caça das baleias como modelo da história, é um dos melhores livros que li deste chileno que tanto me agrada, desde que li " O velho que lia romances de amor".

" As rosas da Atacama " de Luís Sepúlveda - É um livro de pequenos contos, mas muito desequilibrado. Se é como contador de histórias onde Sepúlveda mostra a sua mestria, por vezes nas suas crónicas politicas demonstra uma escrita mais parcial e menos excitante. Mas, mesmo assim, os seus melhores contos são muito bons .

Como sempre no Verão, gosto de ler romances de língua portuguesa, romances que me preencham. Recorro, quase sempre, a Jorge Amado, ou à literatura africana mas com expressão portuguesa, casos de Mia Couto, Agualusa ou Ondjaki.

Mas, este ano, optei por surpreender-me com este livro



3 comentários:

Célia disse...

Sempre tive alguma curiosidade em ler Luís Sepúlveda, mas nunca a levei adiante... Há algum livro dele que sugiras para quem nunca leu?

Menphis disse...

Dos livros que já li sobre ele, aconselho-te, além do " O Mundo do fim do mundo", o mais conhecido dele " O velho que lia romances de amor". A natureza e a preocupação pela sua defesa é um tema comum a esses livros, e são livros ideiais para ler numa esplanada ou numa praia, porque são " refrescantes".

Sepúlveda é um bom contador de histórias, aconselho-te vivamente.

Miss Alcor disse...

De todos os que leste, só li o Mundo Do Fim do Mundo, e é lindo!
;)
Já vi que te divertiste nestas férias! ;)