28 de dezembro de 2005

2005 balançado ( III )

Livros

É –me muito difícil escolher os livros do ano porque não leio por ordem de saída, nem sou critico literário, leio ou por impulso, ou porque tiveram boas críticas, ou pela capa, ou porque alguém me aconselha, ou leio até clássicos, por isso vou reflectir pelos livros que li em 2005.
Foi um ano onde me encantei por Richard Zimler, um escritor judeu americano a viver na cidade do Porto , os seus livros são poemas em prosa com uma delicadeza e beleza imensa.
Também foi o ano onde li a obra de Chico Buarque, esse grande autor brasileiro, “ Budapeste “ foi dos melhores livros que li, relendo-o num espaço de 1 mês porque fiquei extremamente encantado com a história.
Foi o ano em que me apaixonei por livros históricos, onde li pela 1º vez José Saramago, foi o ano que ainda não li Dan Brown , ano que descobri José Luís Peixoto e Fernando Campos, li quase todas as obras de Irvine Welsh, ano das biografias ( a biografia romanceada de Bob Dylan foi a que mais deu prazer de ler ), enfim foi um ano onde devorei muito e boa literatura.
Em 2006, espero mais livros de Richard Zimler, espero começar a ler Gonçalo M. Tavares , quero ler mais livros históricos mas sem ser imitações do “ Código da Vinci “ ( irei tentar lê-lo no próximo ano !!! ), mais biografias de músicos e actores ( espero uma biografia de Charlie Chaplin, quem quer fazer uma biografia séria deste génio do cinema ), quero ler mais Pablo Neruda e ler “ Biografia do filme “ uma enciclopédia histórica de cinema.

Melhor Livro que li em 2005 : 1º “ Meia Noite ou o Principio do Mundo “ de Richard Zimler ; 2º “ Uma noite na escuridão “ de José Luís Peixoto ( um livro já antigo mas que descobri este ano ) ; 3º “ Crónicas “ de Bob Dylan

Menções Honrosas : “ As Intermitências da Morte “ de José Saramago,Goa, ou o Guardião de Aurora “ de Richard Zimler; “, “ O Confessor “ de Daniel Silva ( comecei agora a ler e já me está a viciar ( good choice, Carlota ) )

Livro que durou 2005 e vai durar 2006 : “ O Livro do Desassossego “ de Fernando Pessoa

Livros de 2005 que quero ler em 2006 : “ O Padrinho – O Regresso “ de Mark Winegarder, “ Codex 632 “ de José Rodrigues dos Santos e os livros publicados de Gonçalo M. Tavares.

Colecção a observar : “ E agora algo completamente diferente “...livros da Gradiva de humoristas, já li o do Seinfeld e Woody Allen, falta-me John Stewart e “ Cartas de um loucode Ted Nancy

Clássicos a ler em 2006 : “ As vinhas da ira “ de Steinbeck e “ O Padrinho “ de Mário Puzzo
A comprar brevemente : “ A lenda de Martim Regos “ de Pedro Canais e “ Biografia de um filme

2 comentários:

Anónimo disse...

tanto me orgulha ter um primo com tanta sabedoria ....sim sr....concordo contigo ...mas na deixo de ver a 1ªcompanhia e o seu bizalhao hehehe

Anónimo disse...

ha..ja me ia esquecendo,,,tb os gosto de escolher pela capa heheh...ainda bem que gostaste