15 de outubro de 2013

" A infância de Jesus" de J.M.Coetzee

Imaginemos que existe uma cidade longínqua cuja condição para lá viver seria construir uma nova vida, nome e idade incluídos, vivendo " limpos de recordações", como se pudéssemos nascer de novo. Era também uma cidade onde ninguém protestaria, tudo funcionando sem que as pessoas questionassem, à boa maneira das sociedades totalitárias, por isso a vida correria sem nenhum sobressalto.

" A Infância de Jesus", o novo livro de um dos meus escritores favoritos, J.M. Coetzee, leva-nos a conhecer essa cidade através de um homem e uma criança que desaguam depois de uma viagem de barco  rumo a uma nova vida num outro local.

É com novos nomes, idades e residência que vimos a busca incessante da mãe da criança, o que conseguiriam vir a ter sucesso, tendo ela se apercebido que o rapaz é uma criança excepcional e com uma inteligência acima da média, sendo decisivo para o rumo final da obra.

É um livro com uma estória bastante diferente daquelas que encontramos nas obras do escritor sul-africano, Coetzee convida o leitor para uma alegoria de algo, tanto podendo ser sobre como se vive nas sociedades totalitárias, como uma nova visão de um novo Messias, sendo o título a maior ironia, já que não se fala nem de Jesus nem é nenhuma nova interpretação de qualquer livro religioso.

Reconhece-se a escrita seca e directa e a enorme qualidade narrativa do autor sendo um livro a ter muito em conta, como quase todas as obras deste grande escritor sul-africano.

1 comentário:

Numa de Letra disse...

Também gostei muito...

http://numadeletra.com/a-infancia-de-jesus-de-j-m-coetzee-44632