25 de fevereiro de 2013

Dos Óscars

Que eu me lembre, esta edição dos Óscars foi daquelas em que vi mais nomeados para melhor filme. À excepção de " Amor" e de ainda não ter terminado " As Bestas do Sul Selvagem" vi todos os outros filmes candidatos à estatueta mais desejada.

Fazendo um balanço daquilo que vi e o que foi premiado, diria que " Argo" é, de facto, o melhor filme de todos, as interpretações, a maneira como é contada a história, o argumento, apesar de estar um pouco fartinho de filmes da CIA o filme de Ben Affleck foi mesmo aquele que mais me agradou. Aliás, acho que Ben Affleck pode ser um caso sério na realização, já que também gostei bastante do seu primeiro filme " A Cidade".

Quanto ao melhor realizador, estava a torcer pelo Tarantino ou pelo Spielberg, mas ganhou Ang Lee. " A vida de Pi" é  de uma enorme contradição, um filme onde tem tanta água e é uma grande seca...

Na categoria dos actores, Daniel Day-Lewis confirma-se que é um dos melhores actores de sempre, apesar de "Lincoln" me ter desiludido um bocadinho, a sua interpretação é enorme, como sempre. Na categoria de melhor actor secundário, ainda pensei que a Academia premiasse a grande interpretação de Tommy Lee Jones, em " Lincoln", mas ganhou Waltz e eu gostei na mesma. Dois filmes de Tarantino em que Waltz entra, dois Óscars. Dupla de classe, tipo Lucho Gonzalez-João Moutinho no meio campo do FCP.

Na categoria das actrizes, não gostei lá muito do filme " Uma guia para um final feliz", estava a torcer pela actriz do " 00:30 A hora negra" ( também um grande filme/documentário), mas até aceito a vitória. Na categoria secundária, de facto, a Hathaway esteve brilhante nos " Os Miseráveis". 

Quanto ao resto, relativamente aos melhores argumentos fiquei feliz pela vitória do Tarantino ( melhor argumento original) e do Affleck ( melhor argumento adaptado), e de facto, a insuportável, Adele conseguiu cantar a melhor canção original de todas as nomeadas.

Agora, é tempo de ver resumos da cerimonia, ver os discursos, a abertura, e os vestidos das senhoras. Quanto a isso, eu não vi mas quase que aposto que a Scarlett Johansson estava espectacular. E a actriz do " 00:30 A hora negra" também deveria estar, vá. 

ps: AH..Esqueci-me da categoria do melhor filme de animação. Até estava planeado eu ter visto todos os filmes antes da cerimonia, mas não deu. Ganhou o " Brave".Se bem que existia também o " Frankewinnie" do Tim Burton. Eu já gostava de ter o ido ver ao cinema, mas não consegui. Agora, é que não falha.

Sem comentários: