22 de fevereiro de 2012

"Forrest Gump - o livro "


Num mundo repleto de inadaptados, Forrest Gump é um daqueles inadaptados cujo talento, bondade e um sentido de oportunidade apurado de estar no sítio certo nas alturas certas, permite-lhe sempre brilhar e marcar quem o rodeia dando origem a várias histórias onde não faltam momentos de drama, horror, de vitórias, poucas derrotas mas, sobretudo, momentos bem divertidos  .

O livro de Winston Groom, que deu origem a um filme famoso brilhantemente interpretado por Tom Hanks, é a história de vida de Forrest Gump, contada pelo próprio, ou como deixa em aberto o narrador na parte final, nalguns casos imaginada, tal são alguns factos tão inusitados que deixa ao leitor a dúvida sobre o quê é verdade ou o que é fruto da sua imaginação. O que para mim ganha mais valor neste romance é mesmo a maneira curiosa como o autor coloca Forrest Gump nestas histórias e molda a sua vida para que os leitores acreditem firmemente que essas histórias aconteceram mesmo. Além disso, tudo isso é feito com muito humor .

O livro percorre várias épocas e vários factos importantes na história do EUA, desde a guerra do Vietname, passando pelos protestos civis dos anos 60, a relação conflituosa com a China, a ida do homem ao espaço, etc. Um livro bem divertido e bem curioso levando-nos a questionar o limite das fronteiras sobre o que é, ou não, fruto da nossa imaginação.


Sem comentários: