13 de dezembro de 2012

O Hobbit - Uma viagem inesperada

Confirmaram-se alguns dos meus receios em " The Hobbit", no entanto posso dizer que fiquei agradavelmente satisfeito com a globalidade do filme, gostei imenso de rever algumas personagens e alguns lugares das Terras da Idade Média, gostei muito da banda sonora, Ian McKellen como Gandalf está ex-tra-or-di-ná-rio, a personagem Gollum está fantástica mais uma vez, saí do cinema com um enorme sorriso nos lábios de contentamento e vontade que a história continuasse. No fundo, é esse o objectivo da primeira parte da trilogia: tentar captar o espectador para a segunda parte do filme, e, pela minha parte, esse objectivo foi conseguido.

É verdade que Peter Jackson "esticou " um pouco algumas partes da história, como já seria expectável, as conversas de Gandalf com os elfos, principalmente com a Galadriel ( a brilhante e lindíssima Cate Blanchett) sente-se como um apêndice dispensável, a introdução que me pareceu longa, como também existe uma desigualdade no ritmo do filme, confirmando que esta história teria mais sentido se fosse contada em duas partes, no entanto não damos o tempo a passar, nem ficamos aborrecidos. 

Também achei Bilbo Baggins um pouco tonto demais, mas aí percebo esse intuito, o livro original é infantil e isso poderá ter influenciado o actor, assim como deveriam ter dado mais protagonismo a alguns anões, mas acredito que com mais dois filmes pela frente isso poderá se resolver. 

Por último, a sessão foi em 3D, ao que ouvi parece que com a tal nova função, a 48 frames por segundo, eu, que não percebo nada destas coisas técnicas e ainda não sei bem qual a diferença, senti que, de todos os filmes que vi em 3D, este tinha a imagem mais nítida, menos tive problemas em adaptar-me ás imagens de maior movimento e não tive efeitos secundários, mesmo ter tido o azar de ter visto o filme nas filas da frente.

Quanto ao resto, se são fãs de cinema de entretenimento e de histórias da Terra Média aposto que irão adorar reencontrarem-se com algumas destas personagens e conhecer as restantes. Por mim, considero um bom filme de entretenimento dentro do género, menos tenso e ainda pouco capaz de ombrear com a trilogia anterior mas com quase três horas passadas de forma agradável. 





Sem comentários: