29 de novembro de 2012

" A Vida Verdadeira"



Nada melhor do que o próprio título indicar sobre o assunto que trata esta obra do autor  Vasco Luís Curado, um dos escritores portugueses da chamada " nova-geração" que vale a pena acompanhar. 

É da vida tal como ela que este livro trata, das suas alegrias, das tristezas, das perdas duras e encontros, mas é essencialmente das recordações da vida de um rapaz solitário com o nome de Vergílio que decide vender a sua casa totalmente cercada por outras casas.

" A Vida Verdadeira" é um desfiar das recordações do seu passado como se fosse um novelo, desde a influência obsessiva das mulheres na sua vida, primeiro da sua mãe e posteriormente da sua irmã com que partilha sonhos e recordações que o irão marcar, seja de forma positiva como negativa. Também se fala do seu tio, um ex-soldado que veio da guerra com marcas físicas que irá exercer também uma influência especial na vida de Vergílio.

É nestas duas relações, com o tio e com a irmã, que para mim são os pontos mais fortes de um livro, que apesar de o achar um pouco desequilibrado com alguns capítulos dispensáveis, acaba por ser uma obra muito interessante, com escrita cuidada, conjugando momentos dramáticos com momentos bem divertidos.  

" A Vida Verdadeira" é, sobretudo, um belo cartão-de-visita do autor para o público leitor, ficando a curiosidade para conhecer novas obras.

Sem comentários: