22 de abril de 2012

Bang- Bang Club - o livro

Finalmente foi editado em Portugal, só existia uma edição brasileira, um dos livros que mais tinha curiosidade para ler. " Bang-Bang Club" retrata a vida de 4 foto-jornalistas, Kevin Carter, Ken Oosterbroek, João Silva e Greg Marinovich, pela mão deste último, que testemunharam através das suas lentes fotográficas a violência, o racismo, a xenofobia e a miserabilidade do Homem em algumas guerras étnicas, mas com particular destaque para o Apartheid. 

O livro acaba por ser um testemunho real e duro do que se passou na África do Sul, e fala dos sentimentos contraditórios que um foto-jornalista tem quando puxa pela sua máquina fotográfica para retratar algo. O que fazer quando se está a assistir a uma barbaridade ? Ser profissional e retratar a cena para que tudo fique testemunhado, ou então ajudar a vitima tentando atenuar a situação. O que deveria ter feito Kevin Carter depois de ter tirado esta fotografia que o levou a um beco onde a saída foi o seu suicídio ?

Antes de ver o filme, que só estreará em Portugal lá para um dia destes, nada melhor do que ler este livro que em boa hora a Clube de Autor editou. 


Sem comentários: