13 de maio de 2011

 Manuel António Pina, Prémio Camões.  

E cada vez mais cresce o orgulho de percorrermos as mesmas ruas, de olharmos as mesmas paisagens, de nos cruzarmos com as mesmas pessoas, de irmos aos mesmos cafés, de comprarmos os mesmos livros nas mesmas livrarias e de partilharmos um imenso amor a uma cidade que nos adoptou e nos conquistou.
 

Junto à água 

 

Os homens temem as longas viagens,
os ladrões da estrada, as hospedarias,
e temem morrer em frios leitos
e ter sepultura em terra estranha.
Por isso os seus passos os levam
de regresso a casa, às veredas da infância,
ao velho portão em ruínas, à poeira
das primeiras, das únicas lágrimas.

Quantas vezes em
desolados quartos de hotel
esperei em vão que me batesses à porta,
voz de infância, que o teu silêncio me chamasse!

E perdi-vos para sempre entre prédios altos,
sonhos de beleza, e em ruas intermináveis,
e no meio das multidões dos aeroportos.
Agora só quero dormir um sono sem olhos

e sem escuridão, sob um telhado por fim.
À minha volta estilhaça-se
o meu rosto em infinitos espelhos
e desmoronam-se os meus retratos nas molduras.

Só quero um sítio onde pousar a cabeça.
Anoitece em todas as cidades do mundo,
acenderam-se as luzes de corredores sonâmbulos
onde o meu coração, falando, vagueia.
 

Sem comentários: