18 de novembro de 2010

" Deve Haver" - Nuno Prata

Assim como Paul McCartney estará sempre ligado aos The Beatles, Roger Waters aos Pink Floyd e Jimmy Page aos Led Zepellin, Nuno Prata também teve uma ligação com um grupo de sucesso,  foi o baixista daquela que é a banda mais saudosa dos anos 90: os Ornatos Violeta.

“ Deve Haver”, é o seu segundo álbum a solo, confirmando que o músico portuense está a construir, passo a passo, uma carreira bem interessante, sendo um dos cantautores mais promissores do momento, conseguindo aos poucos arranjar um espaço só dele na música portuguesa.

Depois de um bom primeiro álbum, aqui Nuno Prata dá um passo bastante arrojado, com instrumentalizações do próprio e do francês Nicola Tricot e gravações de Hélder Gonçalves(  Clã, Humanos,entre outros) , com letras bastante cuidadas contando estórias de amor, de solidão, de melancolia e até com alguma critica social, como é caso na “Cala-te e come ( expiação do derrotado)". 

Sem renegar o seu passado, canções como a excelente ” Trágico Comediante”  ( reconhece-se o nervosismo daquele baixo de Prata logo no primeiro acorde) ou a delicodoce “ Como foi ?” poderiam estar incluídas na discografia dos Ornatos, o mundo musical de Nuno Prata embarca vários mapas musicais cuja qualidade é rica, desde um pouco do tropicalismo de Caetano, às estórias catitas à là Sérgio Godinho ( imaginamos  o mestre Godinho a cantar " Um dia não são dias não" ) , o pop viciante que já nos habituamos a ouvir em David Fonseca, com direito a palminhas e tudo, como ouvimos na “Refrão-canção”( uma critica directa à música pop de agora), ou quando parecemos ouvir Nick Drake no inicio da “Aconteceres-te” ou até quando ouvimos a melancolia instrumental de um Tom Waits em “Vistas bem as coisas".

Mas, apesar de todo este caldeirão de influências, seria injusto não referir que Nuno Prata está a conseguir encontrar a sua porção mágica, leia-se "voz/som", porção essa que consegue nos dar melodias viciantes, letras certeiras , e algumas das canções mais interessantes que já ouvi neste último ano. Como, por exemplo, esta : " Mais um belo dia"


6 comentários:

susemad disse...

E que saudades os Ornatos deixaram... Ainda bem que as suas músicas permanecem para continuarmos a ouvir em repeat... ;)
Gosto em especial desta do álbum anterior, de Nuno Prata:
http://www.youtube.com/watch?v=lppOHmvoXxI

Carriço disse...

Ando com vontade de apanhar este "Deve haver". Do que ouvi, promete.
Vou procurar melhor. :)

Abraço

Menphis disse...

Tons de azul -ainda cheguei a vê-los ao vivo, deixaram muitas saudades. Ainda bem que eles ainda continuam por aí,mas era bom um regresso deles. E o 2º albúm do Nuno acaba por ser mais maduro.

Carriço - vale a pena, vais gostar :) abraço.

susemad disse...

Sorte a tua, Menphis! Porque eu não tive essa sorte... :(
Este ano ainda tive para ir ver o Manel, com o seu projecto Foge Foge Bandido em Palmela, mas depois meteram-se outras coisas pelo meio e lá deixei fugir a oportunidade...
Ainda não ouvi o 2º álbum do Nuno, só algumas músicas, que os meus ouvidos gostaram bastante! ;)
Bom fim-de-semana!

Menphis disse...

Do Foge Foge também vi...duas vezes em Paredes de Coura ( excelente) e nas Noites Ritual ( muito curtinho). Agora quero ver ao vivo o Nuno Prata.

Carriço disse...

Já lhe prestei atenção e já lhe rendi os merecidos elogios. Em muitas coisas concordando contigo e quase repetindo as tuas considerações.

Abraço