18 de novembro de 2007

Vesúvio Jukebox Special Tom Waits

Afinal não foi só ao Nuno Markl que lhe disseram que começaram a ouvir Tom Waits por causa dele !
No meu post sobre a minha ida ao teatro, o Loot deixou-me um comentário simpático sobre a influência deste blog para que ele começasse a ouvir esse grande ícone musical, confesso que fiquei orgulhoso por saber que estou a contribuir para o bem estar da humanidade.


A primeira música que ouvi deste génio foi também na rádio, e também nas ondas da Antena 3, mas foi no programa " Indiegente", de Nuno Calado, e na sua excelente compilação onde, além de Tom Waits, pontificavam os nomes de Ben Harper ( com uma arrepiante versão ao vivo de " Excuse Mr.") ,Placebo, Walkabouts ou Raindogs.

A minha primeira impressão ao ouvir "Get Behind the mule" foi logo de estranheza com a voz que acabara de ouvir, mas aquele ritmo envolvente e aquelas palavras tocavam-me forte, era bastante diferente do que ouvia na altura.

Depois houve um tempo onde o deixei num " cantinho esquecido", mas como as coisas mágicas têm um chamamento especial, recentemente, comecei a ouvi-lo cada vez mais e a fazer uma pequena promessa de que não descansarei enquanto comprar todos os seus álbuns ( olha eu a dar pistas à minha família para o Natal ) . É claro que tem de ser devagarinho porque tenho muito que desbravar na sua longa carreira.

Dizer que adoro a sua mistura de blues/jazz/rock, conjuntamente com as suas palavras fabulosas, é muito pouco para definir o que sinto quando o oiço, torna-se viciante ouvir aquela salgalhada de sons diferentes, por vezes estranhos, é sempre uma descoberta imensa, mais um som ou mais uma palavra, mesmo que já tenhamos escutado imensas vezes aquela música .

Posso dizer que estou a ter a mesma " relação" com a obra de Tom Waits igual àquela que tive quando comecei a ouvir Jeff Buckley, ou seja, uma " relação " intensa e para toda a vida.

Resolvi por isso que, esta semana, o " Vesúvio Jukebox" fosse, então, dedicado a este grande poeta, não com as músicas mais representativas da sua carreira, porque ainda tenho muito que desbravá-la, mas sim com algumas das músicas que me levaram a viciar na sua obra.

Já agora para os fãs que quiserem saber mais alguma coisa das suas palavras podem ir ao blog " Provas de Contacto ", do jornalista João Lisboa, e, mais um segredo, se quiserem arranjar os cd's dele a bons preços aconselho-vos a ir a uma loja que está muito na voga agora. É aquele que diz que tem aquela publicidade estúpida que afirma que os seus clientes não são parvos...

Playlist - Get behind the Mule
- ( Looking for ) The Heart of Saturday Night
- Who are you ?
- Lie to Me
- You can never hold back Spring
- Lowside of the road

5 comentários:

Loot disse...

O "Rain Dogs" não vai sair tão cedo da minha aparelhagem ;)


Isto de arranjar os álbuns todos é que é complicado pois são tantos, mas o que aparenta ser um problema é de facto uma dádiva pois significa que temos muita música para ouvir destes senhores.
Infelizmente com Jeff Buckley já temos poucos álbuns.

Sobre preços o meu recorde é mesmo 2€ por um álbumd e David Bowie e outro de Roxy Music no...LIDL, não estava nada à espera, o dos Roxy é um best of e o do Bowie é dos mais fracos dele, mas mesmo assim foram 2€ por cada um valeu muito a pena.

Menphis disse...

Ainda não tenho o " Rain Dogs", este fim de semana vou resolver isso.

Quanto a ter todos os álbuns tem de ser com tempo e andar atento às promoções, também não os quero comprar logo todos, quero comprar um e ouvi-lo insistentemente para o conhecer bem.

Loot disse...

Concordo.

Estive a ler o post do Markl a que fazes referência e gostei da forma como ele descreve a voz de Waits, como a de um monstro ferido.

E por falar em álbuns, já tens o novo dos Radiohead? Nãos eis e encomende por net ou se espere que chegue ás lojas. Eu queria mesmo era a caixa com os vinis mas...é 40 libras.

Menphis disse...

Não ouviste o podcast do " Há vida em Markl" em que ele compara, com a sua graça habitual, uma música do Tom Waits com outra do Rod Stewart ? Mas o que ele diz é acertado, uma música no voz de Tom Waits é mesmo "o" sentimento em si.

Quanto aos Radiohead, é curioso, já o tentei comprar, mas o meu cartão multibanco não me deixa porque parece que tenho de ter um nº com 3 algarismos na parte de trás, é esse mesmo o meu problema quando quero comprar no ebay. Mas também ainda não o tive a ver aquilo bem, mesmo assim penso que um dia terei de ir ao meu banco e tentar pedir o paypal, sempre é menos complicado. Nessas coisas sou um bocado à moda antiga, gosto de comprar o cd, sou adepto do "objecto" cd mesmo que eu oiça mais pelo mp3.

Loot disse...

este fim de semana estive a rever o "Basquiat" um filme que tinha visto há muito tempo e agora para grande supresa minha está lá essa música a "waltzing matilda" (versão Tom Waits claro)

A net é uma vantagem muito grande e tenho de me adaptar melhor a comprar coisas nesse mundo, mas doi como tu, em termos de gosto prefiromuito mais ir buscar um CD ou perder-me num livro.