14 de fevereiro de 2008

Um filme do (s) Diabo (s)



" A Queda - Hitler e o fim do Terceiro Reich revela-nos os últimos 12 dias da vida de Hitler, mostrando um lado diferente do ditador, o filme tenta humanizar a sua figura, principalmente na maneira afável que se relacionava com as pessoas mais intimas, que segundo rezam as crónicas até era normal vindo dele, mas é o seu lado grotesco e de orgulho cego, que o impede de ver que a guerra está mais do que perdida, que mais prevalece e que é mais focado neste brilhante filme.

O filme é baseado em 2 livros, um escrito pela secretária do Hitler, uma das personagens principais do mesmo, e por um grande historiador alemão, livros esses que tentarei ler, pois claro, ou eu não fosse um grande curioso por História, mais concretamente por História Contemporânea, e dentro desse tema agrada-me muito ler/ver coisas sobre a 2ª Guerra Mundial, sendo essa a razão de querer ansiosamente ler " As Benevolentes", embora as 900 páginas do livro me impeça de o ler agora, mas, certamente, irá ser o meu livro para as férias.

A interpretação de Bruno Ganz é fabulosa, conseguindo "encarnar" de uma forma impressionante a personagem principal, ficamos a pensar em como é que uma figura de aspecto tão idiota, um velhote corcunda e já caduco, consegue impor tanto medo, não me digam que era respeito porque essas mesmas pessoas o atraiçoaram, àquela gente toda que o venera.

O filme foi nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, perdeu, e justamente digo eu, para " Mar Adentro", mas é daqueles filmes para ver e recordar, porque demonstra uma realidade cruel que existiu e nunca se deverá esquecer.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ainda não desbravei uma pequena parte do livro e de Littell e já te posso dizer que faz pensar e que nos apresenta um lado que tendemos - e muito naturalmente, diga-se - a esquecer.

Quanto ao filme, despertou-me agora curiosidade. Para juntar à lista de "filmes a ver".

Abraço

Loot disse...

Ainda não vi, mas sempre me despertou interesse até pela abordagem diferente, não conheço nenhum filme que sobre a II guerra mundial que se centre na figura de Hitler.

Ema disse...

vi-o há uns anos no cinema. apesar da interpretação ser fabulosa e da perspectiva de hitler ser inédita, não me convenceu.