21 de fevereiro de 2008

Hallelujah Brother Daniel


Existe apenas uma definição para o filme " Haverá Sangue" : OBRA-PRIMA. É um filme esmagador, que parece nos sufocar perante a sua grandiosidade épica, existem momentos em que gostávamos de fazer uma pausa para tentar ver as imagens em pormenor, lembrei-me duma entrevista do David Fonseca onde afirmava que era muito chato a ver filmes porque parava muitas vezes para ver a imagem, o enquadramento, a fotografia, etc, e foi isso que, a dada altura, eu queria fazer .

Que interpretação F-A-B-U-L-O-S-A de Daniel Day Lewis, é um autêntico jogador, ele recolhe as cartas todas, baralha, parte, dá e ainda fica com o melhor naipe, acabando por ser o melhor jogador, saindo sempre da partida com um brilho imenso, de facto, um dos melhores actores do momento, Paul T. Anderson disse que fez este filme para ele, e isso nota-se claramente, o Óscar é dele, e mais nada, e mesmo que a interpretação de Javier Bardem, o seu maior concorrente, seja magnifica, como a generalidade da crítica afirma, não terá muitas hipóteses.

Depois temos Paul Dano que também tem uma grande interpretação na pele de um pregador, prometendo muito na sua carreira, depois do seu papel em " Little Miss Sunshine", um actor em clara ascensão.

E temos aquele final que nos deixa sem palavras, quando Paul entra na sala de bowling parece que terminou cinema e passamos a assistir refastelados a uma belíssima peça de teatro, tal é a densidade dramática, tal é a pureza da interpretação dos dois, que momento fabuloso !

Andava a precisar ver um filme assim, puro e duro, sem lamechas e romantismos líricos, um bom western que não é bem um western, um filme dramático que não é bem um drama, ou como diz o anúncio, um filme que nos mostra a vida tal e qual como ela é, não esquecendo a sua banda sonora envolvente.

São filmes como este que nos mostram o quanto é maravilhoso apreciar aquilo a que chamam de 7ª arte, ou seja, o cinema. Amen.

5 comentários:

Loot disse...

Tenho mesmo de ver isto.

pegueitrinquei disse...

Detestei o trailer... Mas agora acho que vou reconsiderar... BJ*

Menphis disse...

Reconheço que o trailer não é muito feliz, falha como "produto" de marketing do filme, mas vale a pena vê-lo.

Ema disse...

o trailer não me atraiu, de facto. mas acho que a interpretação dele está genial; adivinha-se um óscar, talvez? bem merecido.

Anónimo disse...

É um dos que espero não deixar passar sem ver, mas confesso que me "puxa" mais o dos irmãos Cohen.

Saudações

PS - O Paul Dano também é um dos factores queme fazem querer ver este filme. Estou curioso em notar-lhe a evolução.