27 de fevereiro de 2008

Dilbert says :

" Não é o mundo dos negócios que traz ao de cima a nossa idiotia, mas será talvez o local onde mais reparamos nela. Nas nossas vidas pessoais, admitimos os comportamentos bizarros. Até parecem normais. ( Se não acredita em mim, olhe para os seus membros da sua família.) Mas, no mundo do trabalho, penso que todos deveriam ser guiados por um pensamento lógico e racional. No ambiente empresarial, qualquer absurdo é tão visível como uma freira morta num campo de neve. Estou convencido de que o local de trabalho não encerra mais absurdos do que a vida quotidiana, mas o absurdo é, sem dúvida alguma, mais conspícuo.
Acho muito divertido o facto de, inclusive, nos levarmos a sério. Raramente reconhecemos as nossas próprias idiotices e, no entanto, conseguimos identificar claramente as idiotices dos outros. É essa a tensão central da empresa:

Esperamos que os outros ajam racionalmente, apesar de sermos irracionais.

É inútil esperarmos comportamentos racionais por parte das pessoas com que trabalhamos, ou de qualquer outra pessoa, já que se fala disso. Se conseguirmos aceitar o facto de estarmos rodeados por idiotas, compreendermos que a resistência é inútil, a tensão dissipar-se-á e poderemos sentar-nos e rir à custa dos outros. "

4 comentários:

Maria del Sol disse...

"No ambiente empresarial, qualquer absurdo é tão visível como uma freira morta num campo de neve."

Só esta imagem é suficiente para me convencer. Não conheço bem o senhor Dilbert, mas quer-me parecer que quem chega a conclusões destas só pode ser grande :)

Menphis disse...

maria del sol - o Dilbert que escreveu isto é a personagem que falo no post anterior. Ou melhor, é o Scott Adams, o autor da mesma. Já agora essa frase tem um asterisco que nos remete para uma outra que diz isto:

" Se o incomoda pensar numa freira morta, imagine que ela está apenas gravemente ferida e se irá safar".

Brilhante.

pegueitrinquei disse...

Para mim, a última frase é a melhor...

Muito bom mesmo, esse Dilbert!

Desnorteada disse...

Estou a começar a ficar convencida... acho que este livro é o meu próximo investimento. ;)

A parte que achei mais piada foi a seguinte: "Se conseguirmos aceitar o facto de estarmos rodeados por idiotas, compreendermos que a resistência é inútil, a tensão dissipar-se-á e poderemos sentar-nos e rir à custa dos outros."

Caramba, isto pode mesmo ser assim e resultar!