30 de julho de 2009

Paredes de Coura ( dia 1 )

O meu 1º dia do Festival de Paredes de Coura, é o 2º dia oficial do Festival, sendo enormissimas as minhas expectativas, e ansiedade também, para assistir a grandes concertos. Aliás, quase se pode dizer que este dia é a verdadeira razão para ir a este Festival, esteve mesmo para ser o único o qual eu iria, mas depois proporcionou-se ficar mais uns dias e aproveitar o resto. Aqui ficam as duas bandas das quais estou mais ansioso por ver ao vivo.


Supergrass

No tempo onde não existia Internet, onde a K7 era o formato favorito que se ouvia a música e onde para descobrirmos novos grupos tinhamos de ouvir rádio e ler jornais/revistas da especialidade, descobri os Supergrass numa edição da New Musical Express onde ofereciam uma k7 com uma compilação dos grupos do momento da nova vaga do "brit-pop" ( na adolescência fui 60 % brit-pop e os restante 30% grunge e 10% música que agora defino como "lixo"), tais como Suede, Spiritualized, Pulp, Teenage Fan Club, The Beta Band, entre outros. A partir daí, fiquei a gostar, daquilo que conhecia, dos Supergrass, embora fossem sempre uma banda " a correrem por fora" porque nunca tiveram um grande albúm com o sucesso de outras da mesma vaga, foram sempre das bandas mais consistentes ao vivo. Em Paredes de Coura o
"shoegazing" vai voltar a ser moda à custa dos Supergrass.



Franz Ferdinand

A banda maior responsável pelas minhas figuras tristes dentro do carro, quando canto, em plenos berros, as suas canções. Se os Supergrass são o "brit-pop" do passado, os Franz Ferdinand é a música do presente nas terras de Sua Majestade. É a banda que mais aprecio neste Festival, aquela onde estou mais à-vontade nas suas canções, por isso aquela que estou mais ansioso por ver actuar. Sou viciado nos álbuns, nas suas remisturas, nos seus lados B, nos concertos, enfim, sou um grande fã da banda de Mr. Alex Kapranos e seus camaradas, por isso apenas me faltava vê-los ao vivo para assistir a momentos como este ( e o problema que foi para decidir qual a canção que iria postar aqui, calhou por ser a mais conhecida) Espero dançar, cantar, vibrar, saltar e, acima de tudo, divertir-me muito com este concerto.


PS: depois de ver estes dois vídeos e da maneira como o público se divertia e vibrava com as canções pensei que os artistas que estão em cima do palco, naquelas alturas, devem se sentir, como se diz aqui no Porto, com " uma tusa do caral&/%$#"!". Vejam só mais este vídeo dos Franz Ferdinand.

Sem comentários: