27 de dezembro de 2007

"De la musique avant toute chose" ( I )


" Não sei se em Marte existe, existirá, ou se alguma vez existiu vida. Certamente, seria uma vida chata, eles lá não devem ter sinais electromagnéticos, ou, se calhar, não devem saber descodificar essas ondas e transformá-las em ondas sonoras, ou digitais ou analógicas, ou todas essas coisas complicadas que nunca pensamos que existe quando ouvimos uma música numa rádio.

Não foi através da rádio que descobri esta canção, mas sim através da imagem, de uma imagem reflectida num monitor do meu computador.
Aquela pequena luz, que se aproxima para bem perto de nós e nos começa a envolver, é uma imagem belíssima, parece um planeta, não sei se é Marte ou se é outro, a chamar por nós.

Depois ouvimos aquele som, aquele som infantil, que nos faz recordar aquelas caixinhas de música que tanto apreciávamos quando éramos pequenos.

De repente, oiço a primeira frase " It's a God awful small affair
/To the girl with the mousey hair " e sinto que, afinal, é mesmo para um planeta que aquela música me quer levar. Aquela voz, em falsete, maior do que tudo, leva-nos para um planeta distante, belo, elegante, intenso, puro, arrepiante.

Fecho os olhos e deixo-me ir naquela viagem e não quero sentir que ela irá terminar, quero descobrir como é a vida naquele planeta e deixar-me levar."



( versão da música " Life in Mars" de David Bowie, interpretada por Neil Hannon(dos The Divine Comedy) e Yann Tiersen. Agradecimento especial à Maria del Sol por me ter dado a conhecer esta música.)



5 comentários:

Maria del Sol disse...

Ainda bem que gostaste :)

Apesar de Bowie ainda estar vivo e de boa saúde, acho que não existe voz mais digna para o homenagear com este clássico que a de Neil Hannon. Se a isso se juntar o acompanhamento instrumental de Yann Tiersen... é a perfeição ;)

Beijinhos!

Loot disse...

Sem dúvida uma excelente interpretação desse clássico de David Bowie :)

Anónimo disse...

Vim cá pessoalmente para te agradecer o comentário que deixaste no meu blog. E porque já há imenso tempo que acompanho o teu blog portistas de bancada apesar de nunca comentar. E porque já há algum tempo venho também a este apesar de nunca ter comentado. A vida é engraçada... Pensamos que somos anónimos no mundo e depois recebemos estes presentes do destino!

Anyway, gosto muito dos teus dois "espaços", por isso continua!

E claro, porque também eu adoro esta música!
Bj***

Menphis disse...

Tânia - agora fiquei ainda mais surpreso do que tu com a partida que o destino nos pegou :)

Por acaso, hoje foi a primeira vez que fui ao teu blog, por causa do destaque do Sapo, e parei lá por duas coisas:

- vi nos teus links o nome de " Jeff Buckley". Como se calhar já sabes, porque dizes que vens aqui à algum tempo, ele é, simplesmente, o meu músico favorito.

- depois foi o teu post do Wally, no qual me revi completamente.

Quanto a comentares, tanto aqui, como no Portistas, quando quiseres e achares que tens alguma coisa para dizer, já sabes, estás à vontade.

Quanto ao resto, fico contente por gostares de vir aos dois "espaços", cada um do seu género,embora o mérito da qualidade do " Portistas" é mais do meu amigo Zirtaev que faz um grande trabalho e dedica-se aquilo de corpo e alma de dragão, claro, eu só lá ponho uns bitaites :)

ah..e, claro, voltarei sempre ao teu blog, tive a relê-lo e gostei muito.

Ema disse...

genial.