4 de dezembro de 2007

11 coisas do Porto

Hoje, 4 de Dezembro, faz 11 anos que a Zona Histórica da cidade do Porto foi elevada a Património Mundial, pela Unesco. Para comemorar pensei fazer um post com 11 coisas que gosto da cidade do Porto. Mas o Porto é tão fascinante que ficaram muitas outras coisas de fora.

Futebol Clube do Porto- Tentar definir o que sinto quando ouço o seu hino, quando vou ao Estádio e olho para aquele relvado e vejo aquelas camisolas azuis e brancas, ou quando grito por um golo importante ou até quando revejo a sua História vencedora sempre contra tudo e todos, é-me quase impossível. É muito mais do que uma paixão eterna.

Francesinhas - Seja no restaurante, ou feita em casa, obrigatoriamente acompanhada por uma "loirinha", picante ou menos picante, de todas as maneiras e feitios, sozinho ou com um grupo de amigos, a francesinha sabe sempre bem. Agora que falo delas, recordo-me que já não como uma à muito tempo, à muito tempo mesmo...

Jardins do Palácio de Cristal - Tenho a felicidade de trabalhar a dois passos do Palácio de Cristal, por isso todos os dias passo por lá. Seja na sua maravilhosa Biblioteca, onde me perco no meio dos seus livros, ou na esplanada daquele café escondido debaixo do Pavilhão Rosa Mota onde o sol reflecte nas mesas com um luminosidade única, ou até naquele cantinho que é só meu, são os jardins onde se tem uma visão inexplicável sobre o Porto e sobre a sua vizinha Vila Nova de Gaia. É o meu refúgio favorito e onde adoro perder-me nos seus caminhos labirínticos.

Coliseu - Uma sala belíssima onde já tive a felicidade de assistir a concertos inesquecíveis. O dos Humanos pela química alegre e divertida que se gerou entre o público e o grupo, pela excitação de estarmos a viver momentos únicos foi, certamente, o melhor que já vi.
Outros nomes que me ficaram na memória, Lamb, Beth Gibbons & Rustin Man, Rufus Wainright, os dois do Jorge Palma, Russel Watson ou espectáculos como o "My Fair Lady" ou um de tango onde teve a plateia mais bonita e sensual de todos os que assisti, tudo são boas recordações daquela sala encantadora.

Parque da Cidade- onde a cidade se espreguiça, seja a correr, a andar de bicicleta, tomar um café numa esplanada, jogar uma futebolada com amigos no relvado ou apenas um simples passeio para descontrair, aquela zona envolvente entre o Parque da Cidade e o Edifício Transparente é onde se respira o melhor ar puro da cidade.

Andar nos transportes públicos - Para conhecer uma cidade nada como andar nos transportes públicos. É ali que sinto o pulsar da cidade, as opiniões das pessoas mesmo que não tenhamos pedido nada, as suas experiências, as suas histórias de vida, ali onde se encontram velhos e novos para chegarem juntos ao seu destino. Destaco os autocarros pela intimidade que as pessoas ganham e o metro pela sua mobilidade e conforto, sendo a melhor coisa que aconteceu na cidade do Porto nos últimos anos, além dos títulos do FCP, pois claro.

S. João - A sardinha assada, as fogueiras, as músicas de baile que só se suportam ouvir naquele dia, o som dos martelos a baterem nas cabeças das pessoas, a alegria nos rostos de todos, os balões perdidos no céu, tudo isso e, principalmente, o aniversário da minha mãe, fazem que este dia seja muito especial para mim.

A visão do Porto de Vila Nova de Gaia. - Em qualquer altura, de qualquer lugar, a melhor visão do Porto encontra-se sempre na sua cidade vizinha.

A melancolia da cidade é única- Aquela luminosidade, ou a falta dela, torna-a uma cidade misteriosa, mágica, melancólica, perfeita para amores impossíveis ou não fosse nela que Camilo Castelo Branco mais sofreu por amor.

Caminhos históricos - As suas ruelas estreitas e graníticas, os cheiros a comida pronta a sair dos cafés, os tascos cheios de gente discutindo a vida, os sorrisos simpáticos das pessoas mais velhas sempre disponíveis para uma palavra, os miúdos a jogarem à bola no meio da rua, perder-se no Porto é perder-se na beleza da vida .

Poderia dizer mais 11 coisas, ou falar de mais 11 sítios mágicos, o Porto é tudo isto e muito mais, mas aquilo que mais admiro nesta cidade é a sua capacidade de apaixonar as pessoas por aquilo que ela é, ao ponto de se fazerem músicas como esta.



E tu ? O que gostas mais do Porto ?

13 comentários:

Célia disse...

Só fui ao Porto uma vez e já foi há algum tempo, por isso não consigo formar a minha opinião... Mas gosto da maneira como falas da tua (suponho) cidade. A única coisa que te posso dizer é que sinto algo parecido pela minha cidade natal, Lisboa.

Jorge Mota disse...

Belíssimo post. Não sinto tanto a cidade como tu (não sou propriamente da cidade, como sabes), mas revejo-me em muito do que dizes.

E belíssima a musica. Das mais belas que conheço. Só é pena o cantor da musica ser... benfiquista :-), mas não deixa de ser um portuense de gema. Já o autor da letra, esse sim, é um grande portuense e um grande portista (para quem não sabe é o Carlos Tê).

Um abraço.

Menphis disse...

Acho que a melhor qualidade do Porto é mesmo ter a capacidade de apaixonar por aquilo que ela é, até pessoas que não são portuenses de gema.

Como eu, poveirinho, terra de Eça de Queiroz :)

Desnorteada disse...

Adorei o texto... e realmente foste buscar 11 das coisas mais importantes que o Porto tem... e como dizes e bem, a lista prolongar-se-ia por muitas mais se quisesses... Quanto à música, posso dizer-te que gosto dela desde que a conheço, mas senti-a de forma indescritível, quando vivi durante seis meses em Lisboa... Quando chegava de comboio e avistava a Ribeira, os olhos enchiam-me de uma maneira... nem queiras saber! ;)

Loot disse...

A última vez que passei pelo Porto foi para ir ver a exposição de Dali no Palácio do Freixe gosto muito da cidade e as pessoas são muito calorosas.

Já lá estive em mais ocasiões mas infelizmente foram sempre visitas curtas e quanto às francesinhas já são da praxe, gosto muito.

Acrescentava à tua lista o Fantasporto apesar de nunca ter ido, espero que seja este ano :)

E a casa da música como é?

Menphis disse...

Pois é, a Casa da Música...é uma vergonha dizer isto, mas nunca passei da zona das bilheteiras, ainda não lá fui ver um concerto :) Talvez porque quando queria ir ver os concertos tinha sempre que fazer, calhava-me sempre em más alturas.
Para o ano tenho de ir lá, porque já é mesmo uma vergonha :)

Indie-Go! disse...

profundo:)

Indie-Go! disse...

eu gosto da tabela a dizer "lisboa" ;P e em lisboa gosto mais da tabela a dizer espanha.. e na espanha frança e na frança canal da mancha:P dps ficava contente :P

Loot disse...

Não tem nada a ver mas tinha de partilhar isto com alguém, só agora é que me apercebi que o Renfield no filme "Drácula de Bram Stoker" é o Tom Waits!!!!!

Menphis disse...

indie-go! - também gosto da tabela que diz" aeroporto" e depois diz " Buenos Aires"...isso era mesmo o meu sonho :)

_loot_ - por acaso não sabia, mas com a voz dele deve ter feito medo mesmo, não ?

Loot disse...

Ele interpreta o agente que foi à Transilvânia falar com o Conde antes do Keanu Reeves e voltou maluco, passa o filme todo num hospício, mas a característica que mais se salienta na personagem é sem dúvida a voz, fabulosa.

Anónimo disse...

Está bem ilustrativo. Eu pedia para trocar duas coisas: as francesinhas por umas tripas e o andar de transportes públicos... pode ser pelo Fantasporto, como já aqui li!

Belo post!

Saudações

Anónimo disse...

Francesinhas em Braga é no Atrium Café, em Lamaçães, na zona dos hipermercados