12 de janeiro de 2017

Meryl Streep a falar de nós

Nos últimos dias as redes sociais encheram-se de partilhas sobre o discurso, fantástico diga-se, da enorme Meryl Streep, aquando da sua coroação na entrega dos prémios Grammys. Apesar de ser  particularmente dirigido a uma pessoa em particular, no caso a Donald Trump, acho que  "fala" muito do que nós nos estamos a tornar. Como pessoas, mas também como consumidores dos media.

"O desrespeito convida ao desrespeito " disse a uma certa altura Meryl Streep. Penso que essa será a frase-chave daqueles minutos preciosos que merecem  toda a nossa atenção. É só ler as redes sociais e ver o "tratamento" que muita gente deu à morte de Mário Soares. E muitas das queixas eram do género " isto está sempre a dar na televisão." Que vidas tão ocas devem ter essas pessoas para se queixar do que dá na tv, quando podem trocar de canal. E de observar as reacções mais ou menos inflamadas contra os refugiados, ou até quando se organizam "autos-de-fé" sobre qualquer pessoa devido a uma opinião/afirmação/atitude/etc.

Mas também bate sobre um ponto fulcral da nossa sociedade: a imprensa. Estamos a viver um tempo em que a imprensa está a mando de grupos financeiros poderosos, cuja influência na opinião pública, quer social quer politicamente, está a ser determinante para algumas situações negativas que tem vindo a acontecer. E é bom que nós, como leitores, estejamos atentos a isso.

Um discurso corajoso de uma mulher cujo talento não se limita aos ecrãs. Obrigado Meryl Streep. Precisamos de mais vozes dessas. 


Sem comentários: