2 de maio de 2013

O lado verde da vida: do quintal que nasce

Embora tenha algumas raízes familiares ligadas à aldeia, sempre fui um " menino da cidade", por isso nunca fui habituado a mexer na terra, plantar coisas, trabalhar com enxada, etc, mas confesso que sempre tive o desejo de um dia, se tivesse possibilidade, aprender e ter um quintalzinho para me entreter nas horas vagas. Além do mais sempre tive um pequeno fascínio pela aldeia, não só pelas suas gentes, mas também pelo seu modo de trabalhar as terras/vinhas, sempre achei as vindimas uma das coisas mais fantásticas e mais poéticas,   sempre me fascinei com a arte que se tem para poder moldar aquilo que a natureza nos oferece e de quanto o Homem pode rentabilizar aquilo que ela nos pode dar. 

Embora um pouco desajeitado, como o normal em mim, aos poucos estamos a começar a construir um quintal que nos vai possibilitar termos as nossas coisas plantadas, embora ainda não esteja ainda decidido o que dali irá sair.

Numa primeira fase, apenas me cabe ter em atenção três coisas: basicamente tapar os buracos que os cães fazem, limpar as suas necessidades ( felizmente agora deixaram de fazer em qualquer lado, para fazer na terra, o que é bom) e impedir que eles estraguem as primeiras plantações que foram feitas. Já estão plantadas árvores que, num dia ainda distante, irão dar ameixas, cerejas, figos e pêras, além do limoeiro e da laranjeira que já estão plantadas já à muito tempo.

O trabalho duro, propriamente dito, está a ser feito por quem percebe melhor e por quem trabalha mais competentemente, eu só vou espreitando, curioso, como se faz tentando aprender alguma coisa. E esperar que o o tempo traga boas coisas daqui. 

2 comentários:

Madrigal disse...

Menphis, há um mÊs ou perto disso vi que em Serralves faziam uns workshops ( mais ou menos mensais) em que ensinavam a criar pequenas hortas; com esse interesse em aprender seria certamente mt interessante para ti. Os preços não são mt caros, é uma questão de ires ver ao site deles na parte de workshops, se vires que não encontras, diz-me que algures nos favoritos tenho os links :)

Menphis disse...

madrigal- por acaso já vi isso, e achei muito interessante mas os dias em que eu tinha interesse, tenho outras coisas marcadas...mas vou ficar atento..e obrigado pela sugestão.