21 de dezembro de 2009

A verdadeira canção de Natal

Em Inglaterra, terra da música pop, o Natal é uma altura especial para a industria discográfica. Todos os anos, em terras de Sua Majestade, existe uma enorme expectativa em saber quem será o single de Natal mais vendido, existindo até um prémio de mais de 65 mil libras, para a banda/artista que conseguir ser o nº1 dos Top´s musicais.

The Beatles, Elvis Presley, Queen, Pink Floyd, Ramones, etc, foram das bandas que conseguiram este feito, mas nos ultimos 4 anos, o single de Natal foi sempre para os concorrentes do programa televisivo" X- Factor", uns "Ídolos" de lá do sitio.

Este ano, preparava-se para ser mais um concorrente desse programa o líder dos top´s britânicos no Natal, até que um fã dos Rage Against the Machine, com a ajuda do Facebook e do Twitter, apelou a todos os que gostam de "música" e não de coisas pré-formatadas, que comprassem a canção " Killing in the name", uma das canções mais importantes, e mais "anti-sistema" , dessa banda norte-americana, com a particularidade da mesma ser editada pela primeira vez em 1997, não havendo qualquer versão nova, ou remistura, e a maior parte das vendas foram através de downloads na net ( ou seja não foi feita qualquer edição do single em cd como o habitual naqueles lados).

Conforme, Tom Morello revelou no seu Twitter, mais uma vez se mostrou que o povo unido jamais será vencido e que a juventude britânica, que aprecia música, está cansada dos cantores que saiem de programas do género. Como eles dizem na própria letra da canção" fuck you I won't do what they tell me ". E foram mais de 500 mil cópias contra as 450 mil cópias vendidas do concorrente, levando a que os norte-americanos prometessem como forma de agradecimento aos seus fãs realizar um concerto grátis em Londres, além de doar o dinheiro do prémio a uma instituição de solidariedade. Em Inglaterra, este ano, o Natal tem mais raiva.

Em jeito de comemoração aqui ficam os Rage Against the Machine, com o single de Natal, na célebre actuação no Oeiras Alive, naquela noite inesquecível que vivi em 2008




1 comentário:

Célia disse...

Muito bom!!!!
Não sabia desta história, mas adorei :)