25 de junho de 2008

Biba o S. João, carago !!!

Embora pense que à medida que a idade vai avançando vamos vivendo estas festividades de forma diferente, a noitada de S. João é sempre especial. Pela parte que me toca, a véspera de S. João é um dos dias mais especiais do ano, visto que é o aniversário da, maravilhosa, mulher que me gerou e me trouxe no seu ventre durante 9 meses e me atura à 27 anos.

Mas, diria eu, a noite de S. João é sempre vivida com muitos sorrisos, muita folia, muita música ( a maior parte de qualidade duvidosa, mas já se está a começar a ouvir coisas melhores) muitas brincadeiras,muitas marteladas e momentos divertidos. Depois há a sardinha assada, o entrecosto, as sobremesas, a cerveja, os cachorros ou as bifanas, enfim, uma variedade de coisas e de momentos que dão a alegria ao povo,sempre disposto a se divertir e esquecer as coisas negativas da vida.

Mas parece que a festa do S. João está mudada. A chuva atrapalhou, e muito. E a variedade de oferta é imensa ,o que origina a que o povo se espalhe pela cidade inteira. Ou foi impressão minha, ou foi o ano em que me cruzei com menos gente, ao ponto de passar por locais completamente vazios.
Provavelmente, poderei ter escolhido os sítios errados, mas o certo é que no ano passado fiz o mesmo trajecto e nem se comparava com este ano.

Outros tempos, outras formas de viver a festa e também, como disse atrás, a irritante chuva não ajudou em nada. E agora também não se anda a pé, vai-se de metro. O povo, talvez, aburguesou-se. Mas valeu, sobretudo, por alguns momentos bem passados, por tudo de bom o que referi atrás, e por ter surgido uma vontade enorme de voltar a ver um dos melhores grupos portugueses, os Rádio Macau. Apenas espreitei, e muito brevemente, o concerto que deram na Praça da Casa da Música, mas ainda deu para ouvir uma das
históricas, e melhores, músicas deles. Irei estar mais atento à sua digressão para ver se voltam a passar por aqui. O que vi, apesar de curto, deu para nascer água na boca para os ver ao vivo com mais atenção.

Quanto ao S. João...para o ano há mais.


2 comentários:

Maria del Sol disse...

Os santos populares são sempre um momento muito esperado. Cá em Lisboa o espírito do Santo António, a julgar pelo que vi este ano, está bom e recomenda-se. :)

E quanto ao que do que se ouve, é uma das poucas noites em que por muito rasca que seja a banda sonora, basta que estejamos com amigos para que a festa aconteça. Há muito tempo que não me divertia tanto como quando dancei o "Apita o comboio" num arraial de Alfama. ;)

Maria del Sol disse...

lapso: no princípio do segundo parágrafo queria dizer "quanto à qualidade do que se ouve".