2 de junho de 2007

Então vamos lá às " viagens" que eu iria se tivesse o DeLorean e tivesse o poder de assistir a três momentos que ficaram na História, e eu adorava ter lá estado.

Na música poderia ter escolhido vários momentos que marcaram a humanidade e que gostaria de ter podido assistir: o nascimento do álbum mais importante de sempre, " Sgt. Peppers" dos Beatles, que fez 40 anos esta semana , o Festival Folk em Newport em 1965 com todos os nomes mais importantes da cena folk/blues/country, o concerto de Johnny Cash na prisão de Folsom, o Woodstock com Hendrix, ou até um concerto de Jeff Buckley .

Mas optei por escolher este momento


21 de Julho de 1966, no City Hall, em Newcastle, Inglaterra, ocorreu um dos concertos mais polémicos mas, ao mesmo tempo, dos mais fascinantes de todos os tempos na história da música.
Bob Dylan dava uma viragem histórica à sua carreira, deixava de tocar apenas com a sua guitarra acústica, ao bom jeito da música folk, e "electrificava" as suas músicas, dando origem a uma grande revolta na facção mais conservadora dos adeptos da música folk, com insultos e promessas de morte a Dylan, acabando o concerto com meia plateia a aplaudir entusiasticamente o concerto, e a outra metade a insultar e apupar, como bem retrata o, excelente, documentário de Martin Scorcese "No Direction Home".

O momento mais alto foi mesmo o do inicio da música " Like a rolling stone", onde um elemento da plateia chamou de " Judas" a Dylan, ao que ele respondeu "Eu não acredito em ti", virando-se para a banda e pedindo para tocar " fucking loud".

O momento tornaria-se mágico, com Dylan a cantar com uma raiva nunca antes vista , criando uma performance inesquecível e arrepiante.

4 comentários:

Anónimo disse...

Excelente!
Farias grandes viagens!
Abraço

Anónimo disse...

O DeLorean, bem como toda a saga "Regresso ao Futuro", não me diz muito. No entanto, se me permitisse assistir a um concerto de Jeff Buckley... passava a ser fã, juro! :)

Saudações

Miss Alcor disse...

Assim era giro! Lá isso era!

Grande música! Grande mesmo!

Loot disse...

Este carro é um espetáculo e há tanta coisa para ver. Tenho estado a pensar em apenas um momento musical, mas é complicado, há tantos.
Bem ao menos sem Delorean já vi Tool 3 vezes ao vivo.

Abraço