11 de junho de 2007

Na 6ª feira fui, como planeado, à Feira do Livro e, como habitualmente, a minha lista de desejos que fiz de nada serviu, já que às vezes temos que aproveitar algumas oportunidades e deixar os desejos para trás.

Por outro lado, em Julho haverá a minha verdadeira Feira do Livro, porque vem as férias, e com ela uma coisa chamada subsídio, e costumo " reabastecer" mais fortemente .

Este ano, foi um ano que apesar de ter comprado menos livros, ainda foi alguns euros que deixei por lá, embora a tentação fosse deixar muitos mais.

Os livros que comprei foram:

" O cemitério de raparigas" e " A vida inteira" de Miguel Esteves Cardoso - Gosto bastante da escrita dele e dos seus romances, considero-o, a par de Rui Zink ( que publicou um livro recentemente que é quase a minha1ª opção para as férias ), um dos melhores escritores/cronistas que Portugal tem. Estou curioso em ler os livros, porque nunca sabemos o que vai sair dali.

" Memória de elefante " de António Lobo Antunes - Foi a edição de bolso que comprei, sempre me agradou lê-las e a D. Quixote resolveu publicar livros fantásticos, de autores consagrados, em edição de bolso. Livro obrigatório para ler nas férias.

E por último, o livro que já comecei a ler, este sim fazia parte dos meus desejos e tinha-o que comprar urgentemente, é este:



" A estrada " de Cormac McCarthy, recebeu o prémio Pulitzer, e conta a história de um pai e filho que juntos vão fazer uma viagem pela América, onde falam das suas vidas e onde passam muitas dificuldades, mas o amor entre eles sobrevive. Segundo o que li a falarem dele é um livro muito negro, com uma visão pessimista do mundo, para já está a agradar-me muito, depois digo algo sobre ele.

Aqui fica o texto da contra-capa :

" Um pai e um filho caminham sozinhos pela América. Nada se move na paisagem devastada, excepto a cinza no vento. O frio é tanto que é capaz de rachar as pedras. O céu está escuro e a neve, quando cai, é cinzenta. O seu destino é a costa, embora não saibam o que os espera, ou se algo os espera. Nada possuem, apenas uma pistola para se defenderem dos bandidos que assaltam a estrada, as roupas que trazem vestidas, comida que vão encontrando – e um ao outro.

A Estrada é a história verdadeiramente comovente de uma viagem, que imagina com ousadia um futuro onde não há esperança, mas onde um pai e um filho, “cada qual o mundo inteiro do outro”, se vão sustentando através do amor. Impressionante na plenitude da sua visão, esta é uma meditação inabalável sobre o pior e o melhor de que somos capazes: a destruição última, a persistência desesperada e o afecto que mantém duas pessoas vivas enfrentando a devastação total. "

«A cada livro, Cormac McCarthy vai alargando o território da ficção norte-americana.»
Newsweek

2 comentários:

Miss Alcor disse...

A "estrada" parece ser genial! Adorei o excerto!!!
Do Miguel Esteves Cardoso e do antónio Lobo Antunes, nunca li nada!!! (Vou ali esconder-me num buraquinho e já volto!!!)

PS-Não compraste o Zodiac???

Menphis disse...

Estou a gostar do livro " A Estrada", é um livro puro e duro, sem floreados, como gosto.

Acho que não te devias esconder no buraco por não conheceres os autores, mas sim saíres desse buraco e tentares procurar saber mais sobre eles, é o que faço quando não conheço os autores que me falam, ás vezes tenho boas surpresas, outra não. Mas acho que irias gostar deles, principalmente do Lobo Antunes.

Quanto ao Zodiac, fica para Julho, assim como " Os crimes de acordeão" e " O terceiro Passo", ás vezes é necessário aproveitar as oportunidades e esquecer os desejos...lol.