26 de junho de 2007


Confesso que, até à pouco tempo atrás, não tinha muita paciência para ver os programas da vida selvagem, ou pelo menos, se visse, aguentaria 10/15 minutos no máximo, depois mudaria logo de canal à procura de outras coisas.

Mas sempre tive aquele fascínio pelo comportamento animal, aliás era um comprador habitual da revista " National Geographic", às vezes ainda mato o vício e lá compro uma, lendo sempre avidamente as suas reportagens e vendo as fotografias, sempre fabulosas, ao ponto de ter já comprado 2 livros de fotografias da sua chancela .

Hoje, cheguei a casa e vi que na televisão estava a dar o " National Geographic presents..." na RTP 2 e vi, conjuntamente com o meu pai, o programa inteirinho maravilhado com a vida dos leões, mas mais concretamente a falarem sobre os babuínos e do seu compartamento .

O relacionamento carinhoso entre as mães e as crias, os machos dominadores a protegerem os babuínos mais pequenos, as lutas desafiadoras, os esconderijos para fugir a um destino cruel, tudo aquilo me encantou e parece que esses programas estão a ganhar mais um adepto.

E depois temos imagens fabulosas, planos fantásticos, coisas em que só queremos questionar como é que as pessoas atrás das câmaras filmaram aquilo, como é que elas estariam a filmar, se estavam deitadas, ou escondidas, com câmaras pequenas, ou grandes, se estavam longe ou perto, adoraria saber como é que aquilo se faz, não será que alguém sabe se existe algum livro interessante sobre isso e queira dar uma dica ?

O mais estranho daquilo tudo é revermos, muitas vezes, o comportamento dos humanos, sejam eles de autêntica animalidade ou de um carinho imenso e solidariedade entre todos, principalmente, na relação entre a mãe e as suas crias.

2 comentários:

Miss Alcor disse...

Boa! Já vi que te divertiste!
Eu sou como tu eras no início: ou me cativa realmente ou não consigo aguentar! Especialmente quando os leões começam a matar as zebras! Eu sei que os pobres têm de comer, mas mete-me muita confusão!!!

Quanto a livros, honestamente não conheço nenhum que se refira a esse tema. Tenho pena! Seria um prazer dar uma sugestão acertada! ;)

Loot disse...

Também gosto de ver às vezes, o ano passado por esta altura andava viciado naquele programa em que se escolhiam dois animais e se especulava qual deles venceria numa luta.