29 de maio de 2007

ETERNAL LIFE


No dia 29 de Maio de 1997, Jeffrey Scott Buckley, filho do grande músico folk Tim Buckley, num acto de loucura, atirava-se vestido para as águas, sempre traiçoeiras, do Wolf River, ao som da música " Wholle Gotta Love", dos Led Zeppellin.

Apesar de uma procura incessante dos helicópteros dos bombeiros e de alguma população local, o seu corpo apareceria 6 dias depois, já sem vida.
Com apenas 31 anos, desaparecia um músico que, apenas com um único álbum, conseguiu criar uma vasta legião de fãs, rendidos à sua fantástica voz, aos seus poemas, às suas músicas melancólicas, mas maravilhosas.

O mundo perderia a voz de um génio, o mito em seu redor estava criado, a sua vida foi fugaz como um cometa mas as suas músicas e as suas palavras passaram a ser eternas e ficaram marcadas para sempre no firmamento.

Descobri Jeff Buckley, à, mais ou menos, 6/7 anos atrás. Também foi uma perda que me fez descobrir a sua música, mas, a partir daí, tudo me fez mais sentido, ficou tudo mais fácil de lidar porque encontrei nas suas palavras a minha frustração e a minha tristeza .

Ultrapassei essa desilusão, mas as suas músicas ficaram sempre na minha vida, e, certamente, me irão acompanhar até ao meu fim .

O seu único álbum editado vivo, de nome " Grace", é O álbum da minha vida, de então para cá, tem sido editados muitos álbuns póstumos, com poucas novidades, mas a genialidade das suas criações nunca foram postas em causa, antes pelo contrário, só se veio confirmar que a sua morte foi uma grande perda para a música.

Hoje, faz 10 anos em que o mundo deixou de o poder ouvir, e eu não poderia deixar de fazer a minha homenagem ao meu músico favorito de sempre.

Aqui fica um videoclip de uma, das muitas maravilhosas canções que Jeff Buckley escreveu/interpretou. Ao lado ficará exposto um desenho feito por um fã que descobri numa das minhas deambulações na net, e uma playlist de algumas das suas músicas para apreciarem.




11 comentários:

Célia disse...

Olha, eu descobri Jeff Buckley há mais ou menos 1 mês atrás porque vi um post num blog de uma amiga, ouvi a música e gostei. Entretanto, já tive oportunidade de ouvir mais e gostei mais ainda. Gostei mesmo muito e fiquei fã. Deicou saudades.

Miss Alcor disse...

Descobri o Jeff há pouco mais de meio ano. Ouvi o Hallelujha, tentei descobrir quem interpretava, e amei! Esta música dá-me arrepios. É simplesmente genial!
Foi uma pena a morte dele. Foi uma grande perda!
Bem lembrado!

Ana Fonseca disse...

(para dar continuidade aos comments anteriores)
descobri Jeff Buckley há 5 anos...pela minha irmã, gostei desde a primeira vez!
Também vou fazer a minha homenagem...ele merece =)

Mojo Pin disse...

Jeff é "O" músico. Bom post.*

Loot disse...

Bem lembrado, também conheci Jeff Bucley à cerca de 6 anos.
É um grande artista e sublinho o É, através da música imortalizou-se.

Já agora a Hallelujha não é original dele, apesar da sua versão ser maravilhosa.

E repetindo o que a ana disse também tenhod e lhe prestar a minha homenagem, ele merece.

Menphis disse...

É verdade, a música " Hallelujah" é uma versão, o original é de Leonard Cohen. Quem não a conhece poderá ouvir aqui ao lado na playlist especial Jeff Buckley que fiz.

Aliás, existem muitas músicas que Jeff cantava que eram versões, ele era um verdadeiro jukebox humano, e através dele cheguei a outros artistas, como por exemplo o pai, mas num registo muito diferente.

Miss Alcor disse...

Mas apesar do Leonard Cohen ser um grande artista, a versão do J.B. ultrapassa a original! Sem dúvida alguma!

Menphis disse...

Miss alcor: concordo 100% contigo. Até acho aquela música na voz do Cohen um bocado foleira, apesar de gostar muito de Cohen.

Uma vez aqui até disse que Scotch era sinal de Tom Waits, Gin de Leonard Cohen e Soda de Nick Cave.LOL

Até ouvi dizer que a versão de Jeff acho que foi considerada a melhor de todos os tempos numa revista qualquer.

Anónimo disse...

Só alguém com um talento enorme deixaria tamanha legião de fãs com apenas um álbum completo editado. A Jeff era coisa que lhe sobrava.
É, musicalmente falando, a maior pena que tenho, não o poder ver/ouvir em concerto, ao vivo e ao lado de quem mais gosto!

Saudações

Miss Alcor disse...

O Leonard Cohen tem duas versões. Uma normal, e outra de cariz mais erótico. Curiosidades! ;)
Mas eu prefiro o J.Buckley!

Quanto à piada das bebidas...LOL! ;)

catarina disse...

todas as homenagens serão poucas para esta voz tão dolorosamente grandiosa... belo momento, menphis! muito belo!