22 de maio de 2007

Adão

"Segunda-feira. Esta nova criatura de cabelo longo é um valente empecilho. Anda sempre à minha volta e segue-me para todo o lado. Não gosto disto; não estou habituado a ter companhia."

"Terça-feira. Não posso nunca dar nome a nada. O novo ser dá nome a tudo o que aparece antes de eu poder esboçar um protesto. E o pretexto é sempre o mesmo: parece ser aquilo."

"Segunda-feira. O novo ser diz que se chama Eva. Tudo bem.(...)diz que não é um ser, mas uma Ela. Dúvido, mas tanto me faz. O que Ela seja não me faria diferença se Ela se metesse na sua vida e não falasse."

Eva

"Domingo. Durante toda a semana segui-o e tentei travar conhecimento. Tive de ser eu a falar porque ele é tímido, mas isso não me chateia. Ele parecia contente por me ter por ali e eu fartei-me de usar o socializante "nós" porque isso parecia deixá-lo orgulhoso por estar incluído em alguma coisa."

de Mark Twain, "Excertos dos diários de Adão e Eva"

No meio do livro de contos de Mark Twain que estou a ler avidamente , li este conto que tem por título " O diário de Adão e Eva". O conto é extremamente engraçado, recheado de um humor muito inteligente e muito bem escrito.
É divertido lermos as peripécias e as reacções de Adão, sempre despreocupado com a vida, e da Eva, mais poética e filosófica mas sempre ingénua como, por exemplo, ter pena de ver a lua cair.

Desde ver o Adão a estudar Caim, seu filho, a pensar que ele era um peixe, ou um animal esquisito," talvez um peixe ou um urso que faz sons esquisitos ", mas que até era parecido com eles, até à mania de Eva pôr nomes em tudo o que era objecto, o conto, que já saiu em livro, numa edição da Cavalo de Ferro, é fabuloso e muito hilariante.

E depois termina desta maneira tão simples, mas tão apaixonadamente bonito .

"... Depois de tantos anos, vejo que me enganei a respeito de Eva. Reconheço hoje que é melhor viver fora do Parque com ela do que no Parque sem a sua companhia. No começo achava que ela falava muito, mas agora ficaria triste se essa voz não soasse perto de mim, pois sem ela não haveria aprendido o sentido da vida."

7 comentários:

Anónimo disse...

Muito, muito interessante! Tenho de ler estes contos.
Ab.

Miss Alcor disse...

Tão lindo! Achei genial!
Podes-me dizer como se chama o livro? É que só pelo conto do Adão e Eva, vale a pena!
Simplesmente brilhante!

Miss Alcor disse...

Gostei da expressão: "e agora leio todo feliz um livro de contos..." ihihih! ;)
Gostaste dos Naúfragos???

Menphis disse...

Miss Alcor: O livro que estou a ler chama-se mesmo " Contos de Mark Twain" e é muito antigo, fui "alugá-lo" à Biblioteca no Palácio de Cristal e o conto vinha incluído nesse livro.

Mas existe um que se chama" Contos Satíricos de Mark Twain" ( um livro que tenho mesmo de comprar) edição da Editora Guimarães, que penso só tem o diário do Adão.

No entanto a Cavalo de Ferro editou um livro que se chama " Excertos dos diários de Adão e Eva", que, acredito, a tradução esteja mais correcta e mais elaborada, por isso deverá ser mais interessante. O livro é pequenino e barato, é favor estar atenta na Feira do Livro ...hehehehe.

Quanto à expressão da felicidade de ler Twain, é mesmo assim, sabemos que com ele o divertimento é garantido, foi um dos primeiros escritores a escrever humor.

Finalmente, o " Náufragos" vale bem a pena ler, e estou curioso em ler alguns contos dele.

Miss Alcor disse...

Podes crer que vou estar atenta na Feira do livro!
E com um jeitinho, tenho de ir ao AKI também... já não há prateleiras para guardar tanto livro!!! ;)

PS- Muito obrigada por todas as informações. Serão muito úteis! ;)

Menphis disse...

Nem sabes o que passo por causa da arrumação dos livros, são aos caixotes para o sotão...lol.

Miss Alcor disse...

LOL!
Sabes, adoro tanto ler, que se tivesse dinheiro comprava um livro todos os dias.
Só pelo prazer de saber que quando o desejasse ler, ele estava ali ao alcance de uma mão!