16 de julho de 2006

Leituras de Verão
Uma das minhas grandes preocupações em tempo de férias são os livros que hei-de ler, este ano, não foi excepção e passei bons tempos a ler descontraído sem preocupações .
Confesso, que o meu livro de férias favorito foi o " Equador " de Miguel Sousa Tavares, uma história bem construída, com surpresas, bem escrita, e muito cinematográfica, e desde a leitura desse livro ( à 2 anos atrás numa viagem interminável a Benidorm foi quase o livro todo, acabando de o ler na praia.) é-me muito dificil escolher um livro que esteja à sua altura.
Este ano, presentearam-me com " Anjos e Demónios " de Dan Brown, um autor que nunca tinha lido nenhum dos seus " best- sellers ".
Estava curioso em ler Dan Brown, precisava de perceber tanto histerismo à sua volta, e , confesso fiquei desiludido.
O livro é como um " yo-yo", tem altos e baixos, mas é daqueles " yo-yos" que custa subir e para ir ao topo precisa de o " encher" com descrições cientificas, o que é, pelo menos para mim, desinteressante, demorando depois a arrancar, a leitura fica muito " presa", o tempo não avança, e depois o final acho que não surpreende, enfim, não gostei muito de o ler, por isso " Código Da Vinci " vai ainda demorar mais tempo a lê-lo, por falta de entusiasmo.
Enfim, depois li Mia Couto, com a sua colectánea de contos " Cada homem é uma raça ", escusado será repetir elogios a este escritor que cria contos poéticos, mágicos, sempre belos, inocentes, enfim sabe sempre muito bem ler este autor.
Depois fui para um clássico da literatura portuguesa " Crónicas dos Bons Malandros " de Mário Zambujal, um livro ideal para estar numa esplanada a devorá-lo conjuntamente com uma boa bebida para referescar, leve, descontraído, muito bem escrito, cheio de humor ( dei gargalhadas altas com este livro !!! ), enfim um livro que adorei tanto que numa tarde li-o todo .
Acabei com outra colectánea de contos mas agora de um autor que não o conhecia e fique a admirá-lo, de nome Ondjaki, li " Momentos de aqui " e achei um livro onde a simplicidade dos seus contos mistura-se com a beleza, a genialidade e com o calor da sua terra natal, Angola, um autor para descobrir ainda mais.
Por fim, ainda estou a acabar de ler um livro de Miguel Esteves Cardoso, mas desse falarei mais tarde.

Sem comentários: