18 de outubro de 2012

" Galinha com Ameixas"



" Galinha com Ameixas" é o segundo filme da dupla Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, depois de " Perselópis", que estupidamente ainda não vi, baseando-se numa novela gráfica  de Satrapi relatando os últimos dias da vida do seu tio Nasser Ali Khan, seu tio. 

Nasser-Ali é um violinista famoso e aclamado mundialmente, cuja sua vida gira à volta da paixão que tem pela música. Durante uma discussão familiar,  a sua mulher ( a portuguesa Maria de Medeiros ) atira para o chão o seu violino partindo-o, arruinando com isso o seu maior, e  percebemos único, motivo de viver. 

Desgostoso por não encontrar outro violino igual, no filme perceberemos o porquê da relação especial com o mesmo, Nasser Ali decide morrer. Acompanhamos os seus últimos 8 dias, em contraponto com o que vamos conhecendo do seu passado percebendo que afinal a sua morte, que não física, foi uns dias antes. 

Mathieu Amalric, na pele de Nasser-Ali, tem um interpretação fabulosa, o filme é um drama com alguns momentos onde a ironia deixa-nos com um sorriso bem aberto no rosto, visualmente interessante e com uma banda sonora muito agradável. 



Sem comentários: