29 de outubro de 2012

Cat Power



A minha artista do momento.

19 de outubro de 2012

Manuel António Pina ( 1943-2012 )

" O Resto é Silêncio ( Que Resto?)

Volto, pois, a casa. Mas a casa,
a existência, não são coisas que li?
E o que encontrarei
se não o que deixo: palavras?

Eu, isto é, palavras falando,
e falando me perdendo
entre estando e sendo.
Alguma vez, quando

havia começo
e não inércia,
quando era cedo
e não parecia,

as minhas palavras puderam estar
onde sempre estiveram:
no apavorado lugar
onde sou silêncio.




Morreu um dos melhores. A poesia fica mais pobre. E a nossa vida também.

18 de outubro de 2012

" Galinha com Ameixas"



" Galinha com Ameixas" é o segundo filme da dupla Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, depois de " Perselópis", que estupidamente ainda não vi, baseando-se numa novela gráfica  de Satrapi relatando os últimos dias da vida do seu tio Nasser Ali Khan, seu tio. 

Nasser-Ali é um violinista famoso e aclamado mundialmente, cuja sua vida gira à volta da paixão que tem pela música. Durante uma discussão familiar,  a sua mulher ( a portuguesa Maria de Medeiros ) atira para o chão o seu violino partindo-o, arruinando com isso o seu maior, e  percebemos único, motivo de viver. 

Desgostoso por não encontrar outro violino igual, no filme perceberemos o porquê da relação especial com o mesmo, Nasser Ali decide morrer. Acompanhamos os seus últimos 8 dias, em contraponto com o que vamos conhecendo do seu passado percebendo que afinal a sua morte, que não física, foi uns dias antes. 

Mathieu Amalric, na pele de Nasser-Ali, tem um interpretação fabulosa, o filme é um drama com alguns momentos onde a ironia deixa-nos com um sorriso bem aberto no rosto, visualmente interessante e com uma banda sonora muito agradável. 



9 de outubro de 2012

Da busca

""o que dá o verdadeiro sentido ao encontro é a busca e que é preciso andar muito para alcançar o que está perto. " in " Todos os Nomes " de José Saramago

8 de outubro de 2012

A Little Secret

Confesso que estou um bocadinho ansioso pelo Natal. Sei que vai ser um Natal com ainda mais austeridade, com alguma tristeza e nostalgia, com muita preocupação pelos futuros indefinidos porque se aproximará tudo aquilo que vem de forma dura no próximo ano, etc,etc. Sei que a alegria será comedida e que os sorrisos serão mais de reconforto do que de felicidade. 

Estou ansioso não pelas prendas, que até nem farei lista de desejos nem pedidos especiais nem nada que se pareça, estou ansioso, apenas e só, porque vamos ter pela primeira vez uma árvore de Natal só nossa. E porque imagino que vai ser muito divertido fazê-la. Por mim, fazia-a já hoje.  Porque são estas pequenas coisas que criam uma enorme felicidade.

4 de outubro de 2012

Já suspeitava


que éramos governados pelos Irmãos Metralha. 

3 de outubro de 2012

Da austeridade do futuro



Depois de mais umas medidas de austeridade com o termo pomposamente usado pelo ministro das finanças de "brutal aumento de impostos" confesso que sinto um misto de revolta com um certo conformismo. Estas medidas provavelmente irá me levar a pensar em deixar alguns dos meus sonhos e planos em"stand-by" ou, quem sabe, em esquecê-los. O problema é que o tempo passa por nós com uma enorme rapidez e mais tarde não temos força para reerguer os sonhos abandonados. 

Eu, que sou um eterno optimista, digo: sinto-me frustrado. Frustrado por ver que o meu trabalho não será recompensado como estava a ser até ao momento ( mesmo achando que descontava valor a mais), frustrado por ter que encarar de perto com a angustia, o desespero, a desesperança das pessoas, frustrado por sentir que me estão a espremer e a tirar qualidade de vida. Frustrado por não saber como reagir porque quem manda são  tecnocratas sem escrúpulos, corruptos e cuja missão consiste em esquecer as vidas das pessoas em detrimento do seu poderio económico.

 Emigrar ? Quem sabe. Se a solução de todos os meus sonhos passar por aí...

2 de outubro de 2012

As esquinas do amor


by Sofia Vergara em " Uma Família Moderna".