15 de agosto de 2012

"Deixem falar as pedras"

David Machado é um dos nomes mais promissores da "nova literatura portuguesa", depois de ter enveredado pela literatura infanto-juvenil, e após ter vencido alguns prémios, acabou por escrever livros para gente mais crescida.

"Deixem falar sobre as pedras" fala da vida de Nicolau Manuel, um homem velho de memórias confusas que apenas se limita a ver telenovelas ininterruptamente, cujo casamento com Graça Castelo, a sua grande paixão, não chegou a acontecer por ter sido levado, inocentemente, pela Guarda para um interrogatório, levando a começar um rol de peripécias que o iria a afastar definitivamente do seu grande amor.

Nesta obra o escritor obriga o leitor a entrar pelos labirintos confusos e (ir)reais das memórias de Nicolau, pela voz do seu neto, o rebelde e obeso, Valdemar cuja paixão pela doente e anoréctica Alice também o romance dá a conhecer,  cabendo-nos, como leitores, tentar perceber/saber onde reside a verdade.

Aqui entra-se nos meandros da acção, sempre cruel, da PIDE, de como as pessoas viviam no limite bastando uma simples denuncia para que a vida se transformasse num pesadelo,de como se (des)constrói um passado e um futuro, de uma terna cumplicidade familiar.

Um bom livro de um escritor que irá merecer outro tipo de atenção da minha parte. 

1 comentário:

djamb disse...

Fiquei curiosa!
Parece que este tem sido um bom ano para a literatura portuguesa.
Boas leituras!