30 de dezembro de 2011

Do ano de 2011

Fecho os olhos e tento percorrer mentalmente as imagens de 2011, mas só vejo uma: aquela em que numa noite fria de Agosto percebi que o seu olhar me sobressaltava o coração . Enquanto lhe observava os gestos lânguidos das suas mãos suaves, procurava descobrir aquela inquietação no meu coração. Sentia algo diferente, o meu corpo não cansava de me transmitir sensações que se julgavam esquecidas, um nervosismo permanente pontuava o meu ritmo cardíaco quando me aproximava do seu rosto e cada toque no seu corpo era motivo de arrepio . 


Na semana seguinte, enquanto ela estava longe de mim, percebi o que aquilo era, a sua ausência criou-me ansiedade mas aproximou-nos ainda mais. Com o seu regresso nasceu-me determinação e com o primeiro beijo, um pouco envergonhado é certo mas inesquecível como são os primeiros beijos, a minha vida virou, positivamente, do avesso.


De 2011 recordo concertos fabulosos e inesquecíveis, Joanna Newson na Casa da Música, a "minha" PJ Harvey na Aula Magna, os The National no Coliseu, o Ryan Adams no Sá da Bandeira no meu primeiro dia dos 30 anos, os Portishead e os Arcade Fire no Super Rock,  a Anna Calvi no Hard Club, recordo livros que me mudaram , "Apenas Miúdos" que foi o meu guia de certas mudanças da minha vida, " A solidão dos números primos" cuja sua melancolia tanto me entusiasmou , " A Insustentável leveza do ser" que foi o livro certo no momento certo, recordo filmes que me fizeram regressar à infância, como o caso do " Super 8", outros que me emocionaram, como o " A árvore da vida", recordo as canções do Bon Iver e da Polly Jean, a sensualidade da Anna Calvi, o regresso do mr. Tom Waits, a tranquilidade do som de James Blake, recordo até as corridas e a maravilhosa sensação de ter terminado uma Meia-Maratona, recordo as vitórias do FCPorto e até recordo o novo vício do jogo "Angry Byrds". Recordo-me também como o ano em que fui convidado para ser padrinho de um filho de um casal amigo, que muito me orgulhou e alegrou. 

Tudo isso, os concertos, os livros, as canções, os filmes, as alegrias do FCPorto, me mudaram e me marcaram, mas só aquele momento em que percebi que o que sentia era diferente de tudo o resto é que me vai ficar guardado para sempre. Quanto ao resto, são coisas efémeras quando comparadas com aquilo que senti apenas num simples olhar. 


Um dia saberei explicar o que senti. Até lá,resta-me apenas roubar as palavras dos outros: 


Num momento, num olhar, o coração apanha-se para sempre. Ama-se alguém. Por muito longe, por muito difícil, por muito desesperadamente. O coração guarda o que se nos escapa das mãos. E durante o dia e durante a vida, quando não está lá quem se ama, não é ela que nos acompanha – é o nosso amor, o amor que se lhe tem." ( Miguel Esteves Cardoso)



2 comentários:

Desnorteada disse...

Que ano fantástico tiveste! :) Obrigada pelos momentos que partilhaste comigo... :) Beijinhos

Menphis disse...

Obrigado eu pelos momentos partilhados..beijinhos