14 de janeiro de 2008


Neste domingo tive mudanças cá por casa. Lembram-se desta imagem do maravilhoso filme " High Fidelity" *?

Os livros, revistas, jornais antigos, cd's e coisas assim que se foram acomodando num quarto grandinho, agora passaram a se acomodar num quarto mais pequenino, mas acolhedor. Apenas faltam os dois posters de cinema que quero comprar. Vai ser uma busca intensa por sites, hipermercados, lojas, etc, quero regressar àquele tempo de adolescente que tinha posters na parede, penso que faz falta alguma coisa que dê mais vida ao quarto.

Mas em vez de ter posters do meu clube, da Winona Ryder ( quem é o homem da minha geração, que na altura da sua adolescência não gostou da Winona Ryder ? ) nem de grupos de música, quero dois posters de filmes de cinema. Aceito sugestões para um, porque o outro já tenho ideias de qual será, tentem adivinhar qual.

Partilhei muitos anos o quarto com o meu primo, que é mais irmão do que primo diga-se, e quando ele se casou fiz um trato com a minha mãe" fico com este quarto, e depois caso, saio de casa e ficas com ele"**.
A minha mãe concordou com a ideia, até porque naquela altura era bem credível que isso fosse acontecer muito brevemente, mas a vida levou-me por outros caminhos e, à medida que o tempo passou, ela apercebeu-se que aquela parte do " casar e ir embora", não era bem assim, e vai daí decidimos, democraticamente, que eu passava para o quarto mais pequeno.

Tenho a visão romântica, e lamechas talvez, que um dia que me case, ou que vá partilhar a casa com alguém, deverá ser bem engraçada a mudança, principalmente naquela parte do " juntar os cd's, livros e filmes num só espaço".

Carlos Té escreveu, Rui Veloso fez o favor de musicar uma frase que me acompanha desde que a ouvi pela primeira vez,

" nunca se deve amar alguém que não ouve a mesma canção "

já tive a prova que esta frase é bem real, depois também rever aquelas fotografias de infância que nos faz sempre sorrir com alguma nostalgia, devem ser saborosos momentos de intimidade .

Fiz também a custosa separação com alguns dos livros que tinha, por questões de espaço, alguns tiveram que ter outro rumo, o meu sotão foram o seu destino, um caixote o seu abrigo, tenho sempre pena de me ver separar deles, mesmo que seja por pouco tempo e mesmo que eles não esteja assim tão longe. Só estão ao alcance de uma escada, mas só de não os ter ali à mão quando quero, ou apenas só de não puder olhar para eles, revirar as páginas, ler uma parte, respirar fundo e guardá-los outra vez com todo o carinho do mundo, só isso me custa.

Mas, se vejo que tive um dia, ou melhor um fim de semana porque a arrumação começou sábado, com muita confusão, muito barulho, com a chuva sempre a bater nas janelas e que estou cansado, até achei graça a isto tudo, ás vezes nada como uma mudança numa coisa para que depois possamos encarar a vida com outra energia, com outra alegria, com outra luminosidade.

E foi mesmo isso que ganhei mais nesta mudança, perdi um pouquinho de espaço, mas ganhei aquilo que eu estava a precisar mais na minha vida, ou seja, LUZ.



* - até nestas imagens parece que o filme foi mesmo feito a pensar em pessoas como eu. Não bastava ver retratada a minha relação com a música, com as mulheres, de ver alguns hábitos coincidentes com a personagem principal ( sim, eu também reorganizo a minha colecção de cd's quando estou deprimido, e sim, penso que a minha vida como se fosse uma banda sonora), vejo esta imagem que foi um espelho de como estava o meu quarto. Agora tenho de começar a pensar num " top5" para as coisas da vida.

** - enfim, coisas de filho único, mimalhices.

7 comentários:

9-9 disse...

Gosto muito de Lhasa.
Não sei se já conheces, ou se terá os posters que procuras, mas deixo-te uma sugestão para posters de cinema e etc:
http://www.vertigo-store.com

(e fica no Porto)

Stella disse...

posso sugerir?!...supondo que o outro será o High Fidelity...
Apocalypse Now...um clássico perfeito!! ou...Eternal Sunshine
of the Spotless Mind...ou mais recente...Control :)eu nao punha só dois, nao chegava um quarto :p

Anónimo disse...

Há posts assim... Que nos deixam a fervilhar de ideias! Já o li para aí há umas duas horas e pensei: vou pensar e volto daqui a um bocado para dar umas sugestões ao menphis.
Voltei sem conseguir. E curiosa por saber as tuas escolhas finais! São tantos, que não consigo escolher.

Por isso, fica só o beijo. Sem sugestões. Desculllllllpa... :(

Loot disse...

Um poster do Reservoir Dogs dá sempre estilo a um quarto :P

Maria del Sol disse...

Quase me fiquei intimidada quando puseste a descoberto uma das minhas manias secretas (que agora perde o direito a este adjectivo): a de reorganizar os cd's quando me sinto triste ou entediada, o que inevitavelmente acaba com a (re)audição de algum desses velhos amigos ;)

Tenho mesmo de ver "High Fidelity", mas é tão difícil encontrá-lo nos videoclubes! Para o poster, não sei se gostas de Tim Burton, mas na minha futura casa, seja lá quando isso for, não há-de faltar um poster de "A noiva cadáver" e de "O estranho mundo de Jack". Mal posso esperar pela estreia de "Sweeney Todd" no fim deste mês.

Beijinhos e boa semana.

Ema disse...

olhando aqui para as paredes do meu quarto, gosto muito dos meus posters do shortbus, do paris je t'aime. vou buscá-los aos cinemas que os dão. (sim, porque há os ladrões que os vendem...) é uma ideia, não é?
noto no teu post uma grande noção de espaço. do teu espaço. partilho inteiramente essa sensação contigo, talvez por ser filha única também...:) o quarto é a nossa casa, dentro da nossa casa. reflecte-nos.

não há nada como alinhar ao pormenor a estante dos livros quando estou down...:)

***

Desnorteada disse...

delicioso este post... espero que te sintas muito bem neste teu novo cantinho... quanto ao filme, a minha sugestão é "Lost is Translation" porque é simplesmente brilhante... ;) Depois tens de fazer um post com as tuas escolhas... fica a sugestão! ;)
Beijinhos