17 de janeiro de 2008

Infância: do Lat. infantia
s. f.
, período da vida do homem que vai do nascimento até à puerícia;
meninice;

o conjunto das crianças;
início. ( in Dicionário Lingua Portuguesa On-Line )

Então o meu filme de infância é este



Poderia dizer que era o " Eduardo Mãos de Tesoura", porque adorei o filme, ficava com imagem de um bom cinéfilo e toda a gente me aplaudia. Contudo, perdoem-me dizer, mas, apesar de Tim Burton ser o meu realizador favorito, penso que não estava a ser honesto comigo próprio e até com aqueles que me visitam aqui e que fizeram de um assunto tão banal como a simples compra de um poster para enfeitar um quarto, quase como se fosse o grande assunto do momento. Até achei curioso a Tânia dizer que esteve a pensar e passado 2 horas voltar a pensar no assunto, se calhar, deve-se um pouco à minha honestidade e simplicidade do tema que abordei aqui.

Porque o " ET" é de 1982, e o do Tim Burton é de 1990, aí eu tinha 9 anos, e já tinha visto dezenas de vezes o " E.T.", além disso o " Eduardo Mãos de Tesoura" é um filme mais de adolescentes do que de crianças, pelo menos, para as pessoas que são da minha geração.

Defendo a ideia que para uma pessoa gostar das coisas tem de começar pelas coisas mais simples, mas com qualidade, e só depois passar para coisas mais complicadas, ou seja, no cinema começar com os "blockbusters" e só depois ir para os " filmes de autor", além disso sou contra os preconceitos que, ás vezes, os críticos, e não só, têm com os " blockbusters.".

Por exemplo, gosto muito ler o Salman Rushdie, mas tenho de agradecer ao Jorge Amado, porque se não fosse ele, aliada à minha curiosidade, eu não chegaria a ler Rushdie.

Ou, falando mais romanticamente, quando uma pessoa se apaixona, primeiro apaixona-se pelas coisas simples, pelo olhar, pelo sorriso, pelas mãos, etc, só depois vem as coisas mais complicadas, e ás vezes aí está o problema, ou seja, começamos a ver a maneira de ser da pessoa, o seu modo de pensar, os seus gostos, os seus projectos de futuro, a sua visão da vida, etc.

Lembro-me que a primeira vez que o vi foi numa explicadora que eu tinha na primária, hoje como é tudo mais moderno diz-se " centro de estudo", e fiquei fascinado com aquilo, fiquei a sonhar com aquele mundo, em ter assim um amigo especial, diferente de todos os amigos que tinha, e a minha paixão por cinema só nasceu porque um dia, à um tempo atrás, vi com olhos arregalados e boca aberta este filme.


e agora digam-me lá, vou deixar-me de coisas, vocês não se arrepiaram a ver esta cena ?

É que essa lágrima no canto do olho e a querer rolar pelo rosto, não me engana.

PS: Já tinha escrito este post quando vi que a Tânia tinha acertado. Aliás, pensei que o filme fosse mais citado, mas eu e a Tânia ultimamente é só coincidências. Fiquei a invejar-te o bonequinho. Posteriormente, a Desnorteada também acertou, além de ter dado o conselho mais curioso. Um amigo meu tem este poster, que é lindo, mas é da sua colecção e como é nos EUA, tenho sempre receio de comprar coisas de lá, por causa dos correios. Provavelmente, ficarei por este. O outro quando tiver depois digo, mas acho que o poster perfeito era este, só que está esgotado. Já agora, não interpretem mal a minhas palavras, eu apenas critiquei os críticos de cinema, que não são honestos para quem os lê, só porque fica melhor dizer que se gosta de um filme de autor do que um blockbuster, criticando tudo o que é "comercial", esquecendo-se que sem o " comercial", o gosto por cinema, se calhar, não seria o mesmo.

8 comentários:

Ema disse...

o E.T.! claro! como é que eu não pensei nisso? também me marcou. não havia vez em que eu não chorasse baba e ranho. com ele e com o bambi. o trauma foi tão grande q anda hj não consigo vêlo. a mãe a morrer é horrível...
o E.T., claro, é óbvio.

Maria del Sol disse...

Aqui também tenho de me render às evidências. E a cena das bicicletas no ar? Quem não ficou com isso gravado para sempre na retina que atire a primeira pedra! :P

Anónimo disse...

Claro... mas poderia lá ser outro qualquer?! ;)

Ema disse...

vê-lo. :)

Loot disse...

Eu vi o E.T. mais tarde, não sei bem porquê mas acontecia sempre qualquer coisa que não me deixava ver o filme, ou era porque dava na véspera de Natal ou porque não tinha k7s para gravar, ou tinha e esquecia-me de programar o vídeo enfim.
Por isso tenho ideia que até vi o Eduardo Mãos de tesoura que marcou muito a minha infância.
Mas eventualmente vi o E.T. :)

Loot disse...

*Por isso tenho ideia que até vi o Eduardo Mãos de tesoura primeiro que marcou muito mais a minha infância.

pegueitrinquei disse...

Só por me recomendares e por reconheceres o valor dessa grande junky que era a beloved Janis, já te adoro

MUAH*

Menphis disse...

h4rddrunk3r - é claro que reconheço valor à grande Janis Joplin. Gosto muito de a ouvir com aquele vozeirão e as suas músicas fabulosas.

Peace and Love, kisses :)