31 de janeiro de 2008

E o meu herói do momento é


TITEUF

Quem é Titeuf ? Titeuf é uma personagem de BD, criada pelo desenhador/argumentista francês Zep, e é um miúdo bastante catita, responsável por eu ter dado as gargalhadas mais saborosas nos últimos tempos, por causa das suas aventuras e desventuras da sua vida de criança .

O album " Titeuf" vem incluído na colecção de grandes autores de BD, que sai no jornal "Público", colecção essa que é excelente, quer graficamente, quer pelos autores e pelas obras que foram seleccionadas, surpreendendo-me muito pelo seu humor .

À primeira vista podemos nos lembrar do Calvin, mas vemos que ele não tem a doçura do mesmo, é muito mais rebelde, não estamos a ver o Calvin a chamar " mongo atrasado sexual " aos amigos, nem perguntar a um mendigo, que não tem trabalho à 8 anos, se " lhe quer fazer os seus trabalhos de casa" ou a divertir-se urinar para cima de uma aranha, tendo aquilo terminado com ele a por a " pata na poça".

Também poderíamos lembrar do Jeremy, da minha BD favorita " Zits", mas ele não tem aquilo que este tem de melhor, a sua ironia cínica . Titeuf é mais "directo" no relacionamento com todos, não tem problemas de perguntar ao pai" quando é que se decide libertar o passarinho que tem nas calças para por dentro da gaiola da mãe e lhe dar uma mana ", ou em perguntar à sua vizinha, durante um jantar, se " a comida que lhe vai servir é a comida enfarta-brutos que o seus pais tanto falam ", provocando sempre grandes doses de vergonha aos seus familiares.

Em comum a todas as outras personagens, tem o relacionamento, ou melhor a falta de jeito para se relacionar, com as mulheres, mas se Calvin gosta de alguém, mas não quer admitir para não ser gozado, se Jeremy adora a sua miúda mas não a compreende e faz sempre as coisas do modo errado ingenuamente, Titeuf é muito diferente, ele conquista a rapariga, começa a dançar com ela e quando a vê atrapalhada, começa a pensar nas palavras que vai dizer e sai de repente isto : " Não te preocupes. Eu pratico sexo seguro". É o maior.

5 comentários:

Loot disse...

O Titeuf não tem papas na língua :P

Ema disse...

não conheço, porque o meu conhecimento em B.D. é para aí do tamanho da tal aranha...:) não me dedico muito. já lá vão os anos em que eu devorava tintim. gosto do calvin, sim, é sempre agradável ler, mas o titeuf parece-me mais interessante. um bocadinho de perversidade misturado com sinceridade diverte sempre mais.

pegueitrinquei disse...

Bem, rapidez eu pessoa, eu tinha acabado de postar!

Quero conhecer o Titeuf!

E viva a bimbalhice, que tanto nos inspira a postar =)

Maria del Sol disse...

Como grande fã que sou de "Zits" (o meu irmão tem a colecção quase completa) e do Calvin, tenho quase a certeza de que vou gostar do Tifeuf... isto apesar dos meus conhecimentos no que toca a BD corresponderem à tal aranha de que falou a Ema :P

Menphis disse...

Quanto a Zits este fim de semana comprei ao seu último álbum e identifico-me cada vez mais com ele :)

Quanto ao conhecimento de BD, não posso dizer que sou um expert, mas gosto bastante de ler BD, de todo o tipo,quando sai estas colecções mais generalistas e não de um só autor/personagem gosto sempre de as fazer. Tenho uma que fiz à alguns anos,que saiu no Correio da Manhã que é quase o meu orgulho da minha estante :)