13 de agosto de 2007

Quando na primária comecei a escrever, lembro-me que a reacção da D. Fernanda foi mais ou menos assim:

-" ahh...és canhoto !!! Escreves com a mão esquerda !!! Não consegues escrever com a outra mão ?".

Com a minha timidez abanei a cabeça para um lado e para o outro respondendo-lhe que não.

Entretanto, a minha professora de primária foi uma das pessoas que mais me ajudaram a viver num mundo às direitas, principalmente em trabalhos manuais, para mim cortar direito com uma tesoura e fazer um simples círculo com um compasso ainda é um suplicio.

À medida que o tempo foi passando, as mentalidades evoluiram e a sociedade acabou por aceitar bem os canhotos, já não eram os " enviados do demo" como eram antigamente, embora ainda haja alguns preconceitos.

Frases como " entraste de pé esquerdo", a definição de canhoto nos dicionários como significado de desastrados ( pensando bem quando corto alguma coisa...), e as perguntas de " como consegue escrever com a mão esquerda ? ", ainda existem, depois ainda temos aquelas cadeiras todas engraçadas, que encontramos numa faculdade ou numa escola de condução em que para escrevermos nelas temos de ocupar duas ( !!!) ou então deitarmos-nos literalmente em cima dela para podermos escrever em condições e mesmo assim a letra fica assim um pouco esquisita.

Hoje, é Dia Internacional do Canhoto, e por isso hoje somos lembramos e a nossa dificuldade em viver num mundo ao contrário será recordada, já agora existe por aí mais algum(a) ?

Pessoas famosas canhotas - Charlie Chaplin, Einstein, Napoleão, Ghandi, Jimi Hendrix, Kurt Cobain, Leonardo da Vinci, e até Cocas o Sapo ( na foto), Angelina Jolie, Paul MCcartney, entre muitos outros, é só gente inteligente..hehehe.

Já agora aconselho este interessantíssimo artigo a falar dos canhotos onde reconheço me algures nalgumas características.

7 comentários:

Célia disse...

Quando era pequena, e antes de entrar para a escola, lembro-me de escrever com a mão esquerda. Mas, tal como a ti, também a mim me disseram para tentar escrever com a mão direita e assim acabei por ficar. Hoje sou destra, mas ainda há imensas coisas que me dá jeito fazer com a mão esquerda... Acho que devem deixar as crianças fazerem as coisas com a mão que lhes dá mais jeito! Qual é o problema?

Menphis disse...

Por acaso tenho de agradecer tanto aos meus pais, como à minha professora que nunca me exigiram fazer as coisas de outra maneira.

Apenas uma coisa faço como os destros, como com a faca na direita, e agora também não me dá jeito o contrário.

Miss Alcor disse...

Eu sempre fui destra, mas curiosamente, as minhas melhores amigas são canhotas! É uma curiosidade engraçada!
Realmente esse vicío de não quererem que as pessoas escrevam com a mão esquerda é doentio! Cada um escreve com aquela que lhe dá mais jeito! No fundo tem a ver com as funções cerebrais, e o cérebro é quem manda!!! Eu tive uma professora de inglês no 8º ano, que era ambidestra. Aquilo é que era engraçado... vai não vai a senhora punha-se a escrever com a esquerda e depois com a direito e vice-versa! Eu achava aquilo genial! Mas a verdade é que sou destra e a minha mão esquerda é claramente CEGA! Não faz nadinha... Um dia destes magoei-me no braço direito e tive de andar com ele ao peito uns dias... ui! Havias de me ver a lavar os dentes com a esquerda... eheheh! ;)

Miss Alcor disse...

PS- com tanta conversa até me esqueci de dizer que a Céline Dion é canhota... pode ser que a senhora suba na tua consideração! :D

Menphis disse...

miss alcor, uma vez num dia de prova global queimei-me num dedo da mão esquerda, posso dizer que foi a prova global mais dolorosa que já tive na vida.

Sobre a Celine, por acaso sabia dela, e a consideração subiu um bocadinho..heheeh..., como diz o artigo existem muitos músicos canhotos, até o meu músico favorito foi, de nome, Jeff Buckley.

Eu não saí músico, apenas dou música de outra maneira ehehh

C. disse...

Sou destra, mas há uns anos aleijei-me na mão direita e dei-me conta de que afinal fazia muitas coisas com a esquerda de forma natural. Mesmo escrever não me custa muito, embora não pratique.

Anónimo disse...

Cá se apresenta mais um canhoto. Ao contrário de muita gente, nunca fui forçado a mudar de mão. Ainda assim, há gestos que realizo com ambas as mãos. Exclusivos mesmo só o escrever e o jogar futebol, que me recorde.
Como curiosidade, refira-se que também o Urso Polar é tido como canhoto.

Abraço