25 de outubro de 2005

Jonh Peel

You’ll Never Walk Alone

Hoje, na Inglaterra, é dia de John Peel. Prestou-se a homenagem a uma das melhores, e mais influentes, vozes da rádio britânica.
Confesso que, aquando da sua morte, pouco conhecia a sua vida e carreira mas como tenho um espirito aguçado para a curiosidade e depois de ouvir os, habituais, elogios fúnebres à sua maneira de estar , de ser e de viver, procurando a diferença mas sempre com qualidade, procurei saber um pouco mais de um homem que influenciou todas as vozes de rádio, e apreciadores dessa arte que é a rádio, não só do seu país como de todo o mundo.
John Peel viveu da música e para a música que difundia através da BBC Rádio One, criando um conceito de uma rádio aberta a novos valores e estilos de música, mesclando nomes consagrados com nomes que o público viria, mais tarde, a consagrar.
Criou, ainda, as " Peel Sessions " que consistia em sessões de estúdio exclusivas com bandas e artistas de todos os géneros musicais, nomes como Sigur Rós, Mercury , Low, Morrisey, Belle & Sebastian, The Fall ( a sua banda favorita de sempre ), Cat Power , Pj Harvey, Fanz Ferninand entre muitos outros que passaram pelos estúdios da Radio One.
Algumas dessas " Peel Sessions " são mesmo pérolas musicais com uma qualidade e um experimentalismo excitante para quem é fã dos grupos que tiveram o privilégio e a honra de tocar nessas sessões.
Além do mais, Peel era um dos maiores mentores do Festival inglês Glastonbury, era um fanático coleccionador de LP's( diz-se que tinha perto de 30 mil !!!! ), foi das primeiras pessoas a passar o " Sergeant Pepper’s Lonely Heart Club Band”, dos Beatles, era cavaleiro da Rainha de Inglaterra, e um grande adepto do Liverpool que, curiosamente, foi campeão europeu na época em que Peel faleceu.
A melhor homenagem que se pode prestar a Peel é mesmo tentar "imitá-lo", ou seja procurar sempre ouvir música nova, mas com qualidade furando preconceitos e ideias feitas que estão entranhadas nalgumas rádios portuguesas.

Site a consultar de homenagem John Peel: www.bbc.co.uk/radio1/johnpeel/


Nota : Sabe-se que a TSF vai disponibilizar, gratuitamente, para download alguns dos seus programas em "podcast", o que para consumidores de música em mp3, e admiradores da rádio, como eu, é muito positivo, talvez até um pouco tardio.
Mas então para quando vemos, ou ouvirmos, os programas do António Sérgio, o nosso Jonh Peel, disponibilizados na Net para os ouvirmos a horas decentes e não da meia-noite ás 2 da madrugada e numa rádio onde os D'Zrt são considerados uma boa banda ?
Já agora, e não é pedir muito, a Antenna 3 como rádio estatal, portanto , é uma rádio de serviço público, podia disponibilizar programas de autor dos seus locutores, como, por exemplo, Nuno Calado ( na área da música independente ), Pedro Costa ( na área do música alternativa ), José Mariño ( na área do hip-hop ), Henrique Amaro ( na área da música portuguesa ), Mónica Mendes ( na área da World Music ), António Freitas ( na área do heavy-metal ), Nuno Reis ( na área da música de dança ), os programas sempre excelentes de Álvaro Costa ou até os apontamentos de humor de Nuno Markl . Espero ansiosamente por esse dia em que alguém se lembre disto.

Sem comentários: