27 de novembro de 2013

Do Paulo Fonseca ( um longo desabafo )

A minha primeira birra com o Paulo Fonseca foi quando, ainda treinador do Paços de Ferreira, veio ao Dragão jogar à defesa e quando a equipa pacense já perdia por 2-0, ele não mexeu no sistema táctico da sua equipa esperando que os deuses do futebol lhe dessem oportunidade de chegar à baliza adversária, o que tal não viria a acontecer. Mas como o treinador era da outra equipa que não a minha, apenas lamentei como era possível o futebol português ter treinadores destes que mais se contentam em não perder, ou perder por poucos, do que vencer. Após isso dei-lhe mérito pelo grande trabalho no Paços de Ferreira.

Depois, numa rica tarde de Verão daquelas que com este frio já sentimos saudades, comprei a revista " Dragões" com uma grande entrevi
sta de apresentação com o novo treinador do FCPorto. Ser admirador de Wenger e Jorge Jesus, dois eternos perdedores se bem que o francês é bem capaz deste ano mudar esse epíteto, também não era um bom cartão de visita mas a própria entrevista em si espremida não trazia nada de novo, nem de bom. Poderia bem ter gasto os 3 € numa outra coisa, por exemplo numa ida ao Costa Café beber um capuccino e comer um muffin e ficava mais satisfeito. Torci o nariz quando ele aclamava que iria mudar o sistema, recordei-me de Del Neri que disse que iria mudar a forma de jogar da equipa e que o presidente o contratou foi porque algo estava mal. Isso até seria um discurso normal não fosse o FCPorto ter acabado de ser campeão europeu, e de ter dois anos gloriosos com Mourinho ao leme.

Entretanto começa a época...o FCPorto conquista a supertaça com um grande jogo frente a um fraquissimo Vitória de Guimarães, a época desenrola-se o FCPorto lá começa a ganhar, sempre a jogar fraco mas pronto lá vamos perdoando porque o sistema ainda se está a impor, porque continuamos a vencer, etc,etc. No entanto, os sinais que se pressentia algo mau estavam a nascer a olhos vistos cada jogo, ou porque a equipa não conseguia terminar os jogos tranquilamente, ou porque a jogada era sempre a mesma ( o médio defensivo recebe a bola manda para as laterais e os alas/laterais que se safem...), ou porque não se aproveitava os imensos cantos e livres, ou porque sentia-se que não se estudava o adversário, ou porque as alterações nunca mudariam o sistema táctico e eram sempre feitas muito tarde, havia sempre qualquer coisa que podíamos pegar. Veio uma boa vitória frente ao Sporting e o Guimarães para a Taça de Portugal, mas não existia uma vitória devido a um rasgo de genialidade do treinador, não existia a chamada "vitória com o dedo do treinador" mas sim porque...somos melhores.

Já não bastava o discurso pobre, a atitude conformada, o sistema de jogo que mudou descaracterizando uma equipa tricampeã, e isso é o seu maior erro que ainda não percebeu,  começaram os empates perdendo uma vantagem preciosa no inicio do campeonato e o presumível adeus à Champions . 

E porque o post já vai longo, não acho o Paulo Fonseca o único culpado, já todos percebemos que a dispensa do Iturbe foi imposta, o caso Izmaillov, a direcção também é culpada por escolher um treinador que não iria apostar na "evolução da continuidade" ( ora vede o que está a fazer Guardiola no Bayern Munique) mas sim em fazer uma rotura com um sistema, embora com defeitos, vencedor, acho que o fim como treinador do FCP está próximo. Segundo ele nunca anda aos esses e que segue sempre em frente com as suas convicções, e aí é que reside a questão as suas convicções não são para treinador com a história do FCPorto. O futuro o provará. 

PS: Tenho muita pena que a maior parte da blogosfera portista ter perdido a capacidade de fazer auto-critica da sua própria equipa mesmo quando vencíamos.Curiosamente foi quando começaram a surgir as convenções de blogs portistas patrocinadas pela direcção portista. Já parecem os outros que ajudaram o Passos Coelho. 

Sem comentários: