21 de dezembro de 2012

Gente Independente

" Gente Independente" é a história de Bjartur, um homem obcecado pela sua independência, social e financeira, pelas suas ovelhas e pela protecção da sua família, que vive num vale isolado de todos no limite da sobrevivência .

O romance é daqueles livros que nos vai conquistando a cada página, Halldór Laxness, inspirado pela sagas épicas da sua Islândia natal, consegue atrair o leitor para uma história da qual percebemos que poderia ter acontecido em qualquer parte do Mundo. Lembrei-me bastante das aldeias portuguesas onde esta história poderia se ter passado.

É verdade que a memória é um processo do qual, por vezes, teimámos a esquecer os acontecimentos mais longínquos, mas desta vez não é assim, " Gente Independente" foi em 2012 o livro que mais me completou e mais me prazer deu ler. 

A melhor descrição sobre esta obra acaba por estar inserida nas próprias páginas deste magnifico livro: 

" a sua alma foi encantada pela sedução de uma obra literária, que nos mostra a condição humana de modo tão real e com tanta compaixão e com tanto amor pelo bem, que nós próprios nos tornamos melhores pessoas e compreendemos a vida melhor do que antes, e almejamos e esperamos que o bem possa sempre prevalecer na vida dos homens" ( pag.219 ).

 Um romance com uma história intemporal de um autor para voltar sempre.

Sem comentários: