22 de maio de 2012

Coldplay no Estádio do Dragão

"Afilhados" musicalmente dos U2, a banda de Chris Martin e seus comparsas, demonstraram no Estádio do Dragão que aprenderam perfeitamente a lição de como se faz para um grupo ter êxito em Estádios, embora valha a verdade ainda precisem de mais um bocadinho, acima de tudo de originalidade na produção do espectáculo, para poder destronar do trono a banda de Bono Vox e sus muchachos. 


Seja da forma colorida e tremendamente festiva com que o espectáculo começa, e termina, com direito a fogo de artificio e papelinhos pelo ar, pela proximidade e interactividade da banda para com o público, quer seja pelos habituais, mas dispensáveis, gritos de "oh oh oh" no meio das canções, quer pelas pulseiras coloridas que davam um brilho bonito à festa, quer até pela curta mas eficiente actuação no meio do público, e pelo habitual "número-da-bandeira-portuguesa-que-é-atirada-para-o-palco-provocando-euforia-nos-fãs",a banda inglesa mostrou que sabe da poda e que já tem na ponta da língua aquilo que os irlandeses vão "ensinando" ao mundo como se faz . 


E depois temos o essencial de tudo: a música. Verdadeiros "rebuçados" pop com letras certeiras, falando das dores e das alegrias da vida, canções como " Yellow", " Paradise", " Fix You", " Speed of Sound ", entre outras ganham uma dimensão enorme, algumas delas originando momentos arrepiantes.


Como nota negativa apenas regista-se um concerto relativamente curto ( 1 hora e 40 minutos não é nada), mas no final fica-se a sensação de se ter vivido momentos felizes num Estádio onde a felicidade vai imperando de forma intensa nos últimos anos. 

Sem comentários: